facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 12 de Dezembro de 2024
12 de Dezembro de 2024

12 de Dezembro de 2024, 07h:10 - A | A

PODERES / PARA INÍCIO DE 2025

Abilio quer convencer Câmara a adiar votação da LOA para preparar reforma administrativa

Prefeito deve se reunir com parlamentares nesta sexta-feira (13) para tratar do assunto.

APARECIDO CARMO, DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTERMT



O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), disse que vai pedir aos vereadores que não votem a Lei Orçamentária Anual de 2025, encaminhada à Câmara Municipal pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), mas que aguardem a sua posse, quando ele poderá fazer as alterações necessárias no projeto.

Abilio acusou a equipe de Emanuel de não colaborar com a transição e esconder as informações relativas à administração municipal. Em declaração à imprensa na terça-feira (10), Abilio chegou a dizer que sua equipe recebeu pen drives vazios enviados pelos servidores nomeados por Emanuel.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“A gente vai encaminhar as nossas alterações na LOA em 2025, porque não tem tempo hábil pra gente fazer isso no período que nós estamos, no mês de dezembro. E cabe ao prefeito atual o encaminhar da LOA, e a mudança administrativa também caberia ao prefeito”, explicou Abilio.

Leia mais - Abilio acusa equipe de Emanuel de não colaborar com transição e enviar pen drives vazios

Conforme o prefeito eleito, em janeiro os secretários serão empossados por ele, mas em uma estrutura adaptada até que a reforma administrativa que ele está construindo seja concluída e devidamente aprovada pela Câmara Municipal.

“Algumas secretarias a gente vai fundir, outras secretarias a gente vai dividir, a gente vai mudar o número de cargos para um número menor. Algumas atividades vão mudar de pasta, como por exemplo a Defesa Civil. Hoje está na Ordem Pública e a gente pretende passar a Defesa Civil para o Gabinete de Governo, para estar ligada ao prefeito”, disse.

Também está prevista a fusão das Secretarias de Planejamento e Fazenda; o desmembramento da pasta do Esporte, que atualmente está ligado à secretaria de Cultura; o prefeito eleito também prometeu protagonismo para a pasta da Inclusão e Acessibilidade e para a pasta da Causa Animal.

LEIA MAIS - Mauro defende policiais e rejeita câmera em fardas: “São eles que enfrentam os bandidos”

“Provavelmente a reforma administrativa deve ser feita em fevereiro, e a LOA, com as alterações que a gente pretende encaminhar, para fevereiro também. Vou pedir aos vereadores que, se eles puderem, [esperem o começo da nova gestão]. Eles são obrigados a receber a LOA de 2025 pelo prefeito atual agora, no final do mês, e eu vou pedir para que eles possam adiar para o ano que vem a votação”, disse Abilio.

“Se optarem por adiar, a gente terá tempo hábil de fazer a substituição. Se eles quiserem votar agora, aí a gente faz a substituição do projeto como um todo em 2025”, esclareceu.

Conforme o prefeito eleito, uma nova reunião sobre o assunto deve ser realizada nesta sexta-feira (13), sem horário definido, para estabelecer diálogo com os vereadores da Capital e tentar convencê-los a não votar a LOA apresentada por Emanuel.

Comente esta notícia