facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 11 de Dezembro de 2024
11 de Dezembro de 2024

11 de Dezembro de 2024, 07h:00 - A | A

PODERES / PRIMEIRAS AÇÕES

Abilio quer extinguir Arsec, Limpurb e Empresa Cuiabana de Saúde

Prefeito não está satisfeito com desempenho de empresas e agência reguladora e deve encerrar todas elas.

APARECIDO CARMO, DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTERMT



O prefeito eleito Abilio Brunini (PL) disse nessa terça-feira (10) que quer extinguir a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb) e a Empresa Cuiabana de Saúde (ECSP). Essas empresas são controladas pela Prefeitura de Cuiabá.

Abilio fez várias críticas à atuação da Arsec e acusou as empresas reguladas de se unirem para beneficiar umas às outras, já que possuem cadeira no conselho da entidade. Isso, para o prefeito, mostra que a agência não tem condições de cumprir as suas funções.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

LEIA MAIS - Botelho propõe TAC de transição para governo fazer pagamentos direto aos filantrópicos de Cuiabá e VG

“Eu tenho o interesse claro de desmanchar a Arsec e tirar as funções dela porque ela não está agindo conforme a sua competência”, detacou o futuro gestor.

A empresa é a responsável por fazer a regulação dos serviços de coleta de lixo, transporte público e tratamento de esgoto, mas, conforme Abilio, não está cumprindo com o papel previsto na lei.

O prefeito eleito deixou claro que a decisão já está tomada e que as funções desempenhadas pela Arsec serão entregues às secretarias correspondentes à prestação dos serviços.

“Só extinguir a agência reguladora, separar as três funções, porque ela está regulando (a coleta de) lixo, transporte público e esgoto. [...] Então nós vamos dividir”, afirmou o prefeito eleito. “A Arsec, como ela existe hoje, a gente não tem mais interesse em dar continuidade”, acrescentou.

LEIA MAIS - Sérgio Ricardo: Saúde está chegando ao caos total; pagamentos precisam ser garantidos

Questionado sobre as demais empresas controladas pela administração pública municipal, o prefeito foi categórico ao dizer que também deverão ser extintas.

“A Limpurb eu tenho interesse de acabar com ela. A Empresa Cuiabana de Saúde depende de um pouco mais de transição, porque tem o Hospital São Benedito, tem o HMC e outras coisas em que ela está envolvida, mas eu também tenho interesse em acabar com ela”, alertou.

Comente esta notícia