EDUARDA FERNANDES
DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTER MT
Candidato a prefeito de Cuiabá, o deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) afirmou que não trabalha com a possibilidade de vencer a disputa no primeiro turno. Mesmo liderando a maioria das pesquisas e uma das mais recentes ter detectado margem para concluir o pleito já neste domingo (06), sem segundo turno, o candidato opta pela cautela.
“Eu nunca trabalhei com a expectativa de primeiro turno, porque Cuiabá não tem essa tradição. Não tem tradição de primeiro turno. Historicamente aqui é sempre dois turnos. Então eu estou desde o início trabalhando com essa expectativa”, disse Botelho ao RepórterMT na noite dessa quarta-feira (02), após participar do encontro de candidatos com a Aliança do Setor Produtivo, que é formada por Famato, Fecomércio MT e Fiemt.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
A pesquisa em questão, que indica chances de a escolha do próximo prefeito de Cuiabá ser definida neste domingo sem ir ao segundo turno, foi a divulgada nesta quinta-feira (03) pelo Instituto Sensor Pesquisas. Com 47,42% dos votos válidos, o candidato tem chances de vitória no primeiro turno. Isso por conta da a margem de erro do levantamento, que é de de 2,83%.
Leia mais - Botelho atinge 47,42% dos votos válidos, Lúdio 22,78%; Abilio 21,62% e Kennedy 8,18%
Em segundo lugar na pesquisa aparece o candidato Lúdio Cabral (PT), com 22,78%, em terceiro Abílio Brunini (PL), com 21,62%, e em quarto Domingo Kennedy (MDB), que soma 8,18% das intenções de voto.
A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número MT-02293/2024, ouviu, entre os dias 27 de setembro e 02 de outubro, 1200 eleitores das 4 regiões urbanas e distritos de Cuiabá. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 2,83%.
Apesar disso, nem Botelho, ou seu padrinho político nessa corrida eleitoral, o governador Mauro Mendes (União), depositam muitas esperanças nisso.
"A meta é ganhar as eleições, seja em primeiro ou em segundo turno. Cuiabá, muito provavelmente, salvo algum fenômeno de migração de votos essa semana, nós deveremos ter um segundo turno. Nosso candidato está na frente com uma razoável margem do segundo colocado e eu acredito que nós vamos vencer com trabalho, mostrando qualidades que o candidato tem, principalmente que o nosso grupo tem para recuperar Cuiabá e tirar ela da condição que está”, disse o governador no início da semana ao comentar a pesquisa.
Ainda na noite dessa quarta, Botelho comentou sobre o cansaço dessa reta final. “A expectativa é de chegar logo [o dia da eleição], porque realmente nós estamos cansados... E preparar para o segundo turno, né?! Porque é uma eleição de dois turnos”, acrescentou.
Disputam a Prefeitura de Cuiabá o deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), o também deputado estadual Lúdio Cabral (PT), o deputado federal Abilio Brunini (PL) e o empresário Domingos Kennedy (MDB).