facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 28 de Novembro de 2024
28 de Novembro de 2024

28 de Novembro de 2024, 13h:40 - A | A

PODERES / DEDO NA CARA

Deputado de MT protagoniza bate-boca na Câmara Federal; veja vídeo

Discussão entre Nelson Barbudo (PL-MT) e Ivan Valente (PSOL-SP) começou quando o socialista disse que os bolsonaristas vão para cadeia.

VANESSA MORENO
DO REPORTÉR MT



Os deputados federais Nelson Barbudo (PL-MT) e Ivan Valente (PSOL-SP) protagonizaram um bate-boca durante uma reunião para discussão e votação de propostas legislativas da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Câmara Federal, nesta quarta-feira (27). O clima esquentou quando o socialista falou que os bolsonaristas vão todos para a cadeia e mandou Barbudo calar a boca.

Tudo começou quando Valente elogiava a atuação da Comissão de Meio Ambiente, que tem o deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF) como presidente.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Primeiro eu queria colocar o seguinte. Essa Comissão de Meio Ambiente, essa geração da Comissão de Meio Ambiente, é diferente da anterior (...) tinha uma correlação de forças. Aqui é uma Comissão de defesas do Meio Ambiente, não é de ataque ao Meio Ambiente. O negacionismo climático, as ações do poder econômico, aqui vão perder e têm perdido”, disse Ivan Valente no começo do discurso que desagradou a Nelson Barbudo.

Valente seguiu o discurso e passou a fazer críticas à atuação da Comissão quando tinha como presidente a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).

“Chega de grilagem, pistolagem no campo, queimadas. Esses daí... É o seguinte, agora é a hora de pegar esses que são contra o Ibama, contra o ICMBio, a destruição da legislação ambiental, não quer licenciamento ambiental. A gente sabe de que lado está, só que agora a presidente não é mais a Carla Zambeli, ela está sendo ré no Supremo Tribunal Federal por usar um revólver para matar uma pessoa na rua. Essa era aqui acabou. Aqui é a Comissão de defesa do meio ambiente”, afirmou Ivan Valente.

Neste momento, Barbudo, que estava sentado à frente de Valente no plenário, interrompeu o socialista. O microfone não captou toda a fala do deputado do PL, mas em determinado momento ele acabou citando o caso do ex-prefeito de Santo André-SP, Celso Daniel (PT), que foi sequestrado, torturado e morto a tiros em janeiro de 2002. Desde então, rumores de adversários do PT tentam imputar o crime aos aliados e, até mesmo, ao presidente Lula da Silva (PT).

Ivan Valente se ofendeu e rebateu Barbudo. "Vocês estão todos incriminados. Saiu o relatório da Polícia Federal, vocês estão é com medo. Vão parar todos na cadeia, inclusive o seu chefe, Bolsonaro”.

Com isso, o bate-boca ficou mais intenso e Valente disparou: “Cala a boca, porra. Eu tô falando. Cala a boca, cala a boca. Eu tô falando”.

Barbudo se levantou e foi até Valente, que também se levantou e ambos prosseguiram a discussão com dedo na cara e troca de ofensas.

Os ânimos só foram acalmados após o presidente da comissão, Rafael Prudente, intervir e pedir ordem aos deputados: “Vamos ser ordeiros, olha o decoro. Por favor”.

Veja as imagens:

Comente esta notícia