DO REPÓRTERMT
Os deputados estaduais derrubaram, nesta quarta-feira (09), o veto do governador Mauro Mendes que proibia o funcionamento de mercadinhos nos presídios de Mato Grosso. Em sessão realizada nesta tarde, 13 dos deputados votaram para derrubar o veto e apenas 10 votaram para que fosse mantida a proibição de comércio nas cadeias.
A votação foi secreta, sem identificar como votou cada parlamentar.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Em janeiro, o governador Mauro Mendes sancionou a Lei n° 12.792 que endurece algumas regras para as unidades prisionais do Estado. O artigo 19, que previa a existência dos mercados nas penitenciárias, foi um dos pontos vetados.
Mauro chegou a decretar que em 60 dias os mercadinhos deveriam ser desativados em todos os presídios e a ordem vinha sendo cumprida.
Leia mais: Mercadinhos de cinco presídios em MT tiveram lucro de R$ 2,9 milhões em 2024
Agora com a derrubada do veto passa a ser liberado o comércio nos presídios.
Quando proibiu o funcionamento de comércio em penitenciárias o governador destacou que a prática fortalecia o crime organizado, que acabava lucrando com os mercadinhos.
Em fevereiro o publicou que os mercadinhos nos presídios comercializavam itens refinados como nutella e cuecas calvin klein.
Um relatório aponta que os mercadinhos instalados em cinco penitenciárias de Mato Grosso tiveram um lucro estimado em R$ 2,9 milhões no ano de 2024 com a venda de itens de higiene pessoal e alimentação.
Isabel Gonçalves 12/04/2025
Esse Mauro Mendes fala que está dando as coisas pro preso mas a familiares que estão levando aí as vezes nem consegui entrega e muita humilhação na porta do presídio aí vem fala que está dando as coisas pra preso ele tem que vê o uniforme das crianças da escola até hoje não deram vê a saúde vê também a limpeza e os asfaltamento dos bairros aí sim
Suelen 09/04/2025
Sociedade hipócrita, no mandato do ex presidente Jair. Saiu na impressa que a família iria custear seu encarcerado. Vi um monte de gente concordando que era o certo cada família bancar seu encarcerado, é o que as famílias estão fazendo, cuidando dos seus. Agora tá errado??? família mandar dinheiro pra eles comer e ter produtos de higiene pessoal e de limpeza. Os deputados estão certos libera e deixa as famílias cuidarem cada um dos seus. Pois o governador não tá cuidando nem da saúde e educação pública do estado imagina do sistema presional.
Silva Andrade 09/04/2025
Como fortalecer o crime organizado se quem cuida dos mercadinhos são as próprias penitênciarias? Esse argumento não cola, ou quer dizer que a administração pública das penitenciárias também fortalece o crime organizado em governador do Estado? Deveria cuidar melhor da saúde do Estado do que inventar certas demonstrações de trabalho para falar que está trabalhando, tem tantas coisas mais que fortalecem a criminalidade que deixam a mercê do que essa proibição ridícula.
walter liz 09/04/2025
tudo a favor da bandidagem, estamos no vinagre
ELEITOR 2026 09/04/2025
CADE A LISTA DOS NOBRES DEP ESTADUAIS Q DERAM ESSE TAPA NA CARA DE NÓS ELEITORES ??
ALFREDO CARVALHO 09/04/2025
Deputados sem noção é isso.
Aristeu Viturino Pereira 09/04/2025
Temos que saber quem foram esses Deputados vomos acabar com a careira delas
Wilma Comim 09/04/2025
Depois da proibição das investigações das famigeradas rachadinhas, o exemplo foi dado e a bandidagem está tomando conta de vez do Brasil. Por tudo que está acontecendo é só agradecer às famigeradas rachadinhas.
8 comentários