facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 27 de Setembro de 2024
27 de Setembro de 2024

13 de Junho de 2023, 20h:15 - A | A

PODERES / COMPAROU MULHERES A VACAS

Janaína: "Cattani não pode ser cassado por uma única fala, mas mandato deve ser suspenso"

Parlamentar defendeu punição equilibrada e negociação da Comissão de Ética com o parlamentar

APARECIDO CARMO
RAFAEL COSTA
DO REPÓRTER MT



A deputada Janaina Riva (MDB) defendeu uma punição “equilibrada” para o colega de parlamento, Gilberto Cattani (PL), que é investigado por quebra de decoro parlamentar na Comissão de Ética da Assembleia Legislativa, por comparar a gestão de mulheres às de vacas, em várias ocasiões e vídeos, durante debates sobre a criminalização do aborto.

Janaina disse que concorda com Cattani de que cassação pelo que disse é punição muito severa, mas o episódio não vai passar "batido".  A declaração foi feita em conversa com jornalistas nesta terça-feira (13).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Eu concordo com ele, eu concordo que (a cassação) é algo muito forte mesmo. Mas algo pedagógico para que os deputados entendam que falas como essa não serão aceitas pela Casa precisa ter também. Por isso a gente tem falado em algo que seja equilibrado, porque eu entendo também que a gente não pode condená-lo por uma única fala como essa. Mas que a fala foi muito infeliz e precisa de uma punição, precisa”, defendeu.

Janaina ainda ponderou que pode haver a suspensão temporária do mandato. "A cassação não é assim, determinada pela Comissão de Ética. Cassação é votada na Comissão de Ética, vai a Plenário. Tem um rito completamente diferente e especial. Não é uma 'canetada' nossa. Mas, hoje, eu vejo que a tendência maior seria uma suspensão de mandato", disse.

A deputada explicou que a punição ao deputado pode ser negociada entre Cattani e a Comissão, sem tirar dos cinco deputados a palavra final na punição que pode vir a ser aplicada.

“É possível uma conciliação. A gente estipular ali dentro uma conversa, onde a gente impõe uma pena e ele pode oferecer algo diferente. Se a Comissão vai acatar ou não, vai caber a nós cinco”, disse.

Ainda assim, ela deixa claro que apenas "um pedido de desculpas", como Cattani já fez em plenário, não será o bastante para superar o episódio.

“Agora, é logico que nós não vamos aceitar, hoje, somente um pedido de desculpas. Isso servia lá, quando o vídeo saiu. Depois a repercussão foi muito negativa. Eu entendo, pelo menos eu como presidente, entendo que passou o tempo para esse pedido de desculpa”, concluiu.

Comente esta notícia

NIVALDO MORAES DE DEUS 14/06/2023

Os Deputados precisam trabalhar em pról da população e não ficar o tempo inteiro brigando entre si, a população espera trabalho dos Srs Deputados.

positivo
0
negativo
0

Gina 14/06/2023

E o caso do deputado Wilson Santos que acusou vocês,pois não quiz dizer os nomes,no episódio com ex secretário de segurança pública? Isto vocês não questionam. Por que????? Qual a resposta,? Todos vocês são suspeitos até que ele nos dê os nomes dos acusados por ele.

positivo
0
negativo
0

Benedito da costa 13/06/2023

...viu aí mulheres a Defensora de vocês? A fala do Deputado na visão dela nao ofendeu as mulheres, portanto ele deve ser repreendido ou suspenso da atividade parlamentar por algumas sessões.

positivo
0
negativo
0

3 comentários