DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTERMT
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) usou seu perfil nas redes sociais para criticar o motorista de aplicativo que agrediu uma mulher na frente dos filhos durante uma corrida, em Cuiabá. O motivo da violência seria uma o fato de uma das crianças não parar quieta dentro do veículo, pois estava em crise por ter Transtorno do Espectro Autista (TEA).
"Difícil não se indignar com esse vídeo que está circulando no WhatsApp, onde um motorista de app supostamente agride uma mãe com seu filho autista", diz trecho de postagem.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
"Esse ocorrido merece investigação séria das autoridades porque além de ser uma agressão à mulher representa uma agressão a todas as famílias atípicas que lutam diariamente contra o preconceito", emendou.
Ainda na publicação, Janaina Riva criticou a falta de preparo dos condutores e defendeu políticas mais inclusivas aos aplicativos que oferecem tal serviço.
"Um motorista de aplicativo, um veículo de aplicativo ou táxi é um veículo público, e nós precisamos analisar aí o quanto é necessário o preparo, acolhimento dessas pessoas que fazem atendimento ao público. Eu vi relatos de outras mães também falando que também foram maltratadas por motoristas de aplicativo. Isso deveria ser uma política da própria empresa. De acolher e ensinar a lidar com situações como essa, explicando a atipicidade e necessidades que uma criança, que tenha ela autismo ou qualquer outro tipo de deficiência precisam".
A deputada, que é coordena a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa (ALMT), colocou o setor à disposição da mãe e de todas as famílias atípicas.
Leia mais - Mãe denuncia ter sido agredida por motorista de aplicativo por conta de filho autista
O caso teria acontecido na manhã de quinta-feira (10). A vítima levava os filhos para a escola. No trajeto, o motorista se revoltou com o fato da criança não ficar quieta e começou a chamar a atenção da mulher.
Em um vídeo registrado por ela, ela explica para o agressor que o filho é autista, mas ele não se importa e diz: "Então compra um carro, cuida dele". Neste momento, a mãe coloca o celular ao lado do rosto do motorista para filmá-lo e o vídeo acaba neste momento.
Já fora do carro, em outra filmagem, a mulher aparece ferida pedindo ajuda numa loja no bairro Bandeirantes. Entretanto, o agressor foge em seu veículo.
Na noite dessa sexta, policiais civis do Plantão 24h de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica de Cuiabá localizaram o motorista. Ele foi conduzido à unidade da Polícia Civil, onde foi ouvido pela delegada plantonista, Carla Lindenberg Nogueira, e liberado em seguida.
Veja postagem:
View this post on Instagram