facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 01 de Abril de 2025
01 de Abril de 2025

31 de Março de 2025, 07h:00 - A | A

PODERES / EX-PRESIDENTE VIROU RÉU

Onofre Ribeiro: Decisão do STF fortalece a direita e pode ajudar Bolsonaro a se eleger novamente

Ex-presidente se tornou réu por suposta tentativa de golpe de estado após decisão da Primeira Turma do STF.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT



A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar réu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é a alavanca que faltava para a direita tomar as ruas do país em apoio ao projeto de anistia aos presos do 8 de janeiro. Essa é a leitura do jornalista e analista político Onofre Ribeiro.

Em entrevista ao , Onofre pontuou que historicamente sempre foram os movimentos populares que fizeram mudar os rumos do poder no Brasil. Foi assim com Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, contra João Goulart, nas Diretas Já e na deposição de Dilma Rousseff. E será assim com Bolsonaro.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

"Esse julgamento do Supremo foi a alavanca que a direita precisava"

“Isso tudo já era complexo, agora ficou muito mais complexo, porque em política é preciso uma alavanca para fazer as coisas mudar. Esse julgamento do Supremo foi a alavanca que a direita precisava. Então, a direita vai agora pressionar em cima da anistia, pressionar pesado em cima da anistia”, disse.

“Qualquer que seja a situação, o Bolsonaro vai levar vantagem. Ou ele ou a direita”, afirmou.

Para Onofre, pegou muito mal entre a população o julgamento da cabelereira Débora Rodrigues Santos, que escreveu a frase “perdeu, mané” na estátua da Justiça, em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF). Os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino votaram para que ela seja condenada a 14 anos de prisão. 

“[Esse movimento popular pela anistia] Vai começar agora nesses próximos dias. Na medida em que o projeto da anistia caminhar na Câmara, o Bolsonaro já vai para a rua, a direita já vai para rua. Então, o julgamento de ontem alavancou, vai alavancar a direita”, opinou.

“A eleição já se configurou para o ano que vem. E se configurou com um cenário favorável ao Bolsonaro, mesmo que neste momento ele esteja inelegível. (...) Nós vamos cair nisso agora: uma anistia geral, ampla e irrestrita”, disse.

Para Onofre, se conseguir reverter a inelegibilidade, Bolsonaro se elege com facilidade. Se, por outro lado, ele continuar impossibilitado de disputar a eleição, fará o próximo presidente.

“É o Tarcísio. Aí ele pode fazer uma dobradinha com a Michele ou pode ser com o Zema. E o Caiado não, o Caiado não ocuparia esse espaço, não. Esse espaço é do Tarcísio com o Zema ou a Michele”, afirmou.

O analista não acredita na prisão do ex-presidente. Para ele, o tempo para isso já passou. Mas, caso a prisão venha a acontecer, a reação seria nas ruas.

“Já passou a hora. Já estamos quase terminando o mandato do governo, ele tinha que te sido preso no primeiro momento. No 8 de janeiro, por ali. O que eles vão fazer, o que o Supremo está querendo fazer é deixar o Bolsonaro nessa situação, num vácuo, sangrando, mas sem ser preso e sem ter liberdade plena, para ir desgastando a imagem dele”, disse.

Comente esta notícia

Uol 31/03/2025

Não sei qual é o mais bizarro esse Onofre ou Alexandre Garcia... misericórdia

positivo
2
negativo
3

João Pinheiro Cunha 31/03/2025

Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

positivo
1
negativo
0

Wilma Comim 31/03/2025

Que os anjos de bondade e misericórdia livre o Brasil desse insano insitador de desordens. O Brasil precisa se libertar de Lula/Bolsonaro, caso contrário, é só rumo ao precipício sem retorno. Acorda Povo, deixa de idolatrar políticos denunciados e até já condenados, mensaleiros, petroleiros e rachadeiros, sanguessugas dos nossos suados impostos. Vamos exigir uma democracia como a da Suiça.

positivo
6
negativo
0

Blairo 31/03/2025

Esse Onefre como todos Bolsonaristas vive numa bolha, sempre foi obsoleto em suas opiniões, ele comenta como se só existisse bolsonaristas no Brasil. Acorda mané, a maioria da população é contra anistia pra bandidos. Esse discurso de penas exageradas não justifica anistia, no máximo talvez, uma revisão de pena, mas anistia pra tentativa de golpe, jamais cara pálida.

positivo
8
negativo
8

4 comentários