facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 05 de Agosto de 2024
05 de Agosto de 2024

12 de Julho de 2024, 16h:50 - A | A

PODERES / APROVADO NA CÂMARA

Plano Diretor prepara Sinop para um salto de desenvolvimento, avalia prefeito

O novo Plano Diretor determina como deve ser a política ambiental, os corredores verdes, os programas habitacionais, etc.

DO REPÓRTERMT



A Câmara Municipal de Sinop aprovou, em segunda votação, nesta sexta-feira (12.07), o Projeto de Lei Complementar 08/2023, de autoria do Poder Executivo, que estabelece o novo Plano Diretor do município. O novo ordenamento prepara a cidade para mais um salto de desenvolvimento e planeja Sinop para as próximas décadas, avalia o prefeito do município, Roberto Dorner (PL).

"É um trabalho técnico feito a muitas mãos, em uma união do Executivo, Legislativo e entidades de classe, para que Sinop possa crescer, e planejar a prestação de serviços públicos para melhorar a vida do cidadão. Já somos umas das cidades que mais cresce no país. Estamos trabalhando para um novo salto de desenvolvimento e pensando a Sinop que queremos para o futuro", afirma Dorner.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Considerada a 4ª melhor cidade do Brasil para fazer negócios, conforme ranking de 2023 publicado pela revista Exame, Sinop fica ainda mais atrativa para investidores com a aprovação do no planejamento. Um dos principais avanços, conforme o Secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Luiz Magnani, é a melhora nos índices de verticalização. Com a aprovação do Plano Diretor, será possível um melhor uso e aproveitamento do solo, dando maior competitividade ao setor da construção civil.

"Os estudos técnicos apontam que verticalizar Sinop, possibilitando a construção de prédios maiores, é uma solução eficiente para manter áreas residenciais e movimento de pessoas no nosso centro. Além disso, esse planejamento antecipado já nos permitiu reservar áreas para a construção de ao menos 11 novas escolas nos próximos 10 anos", revela o secretário.

O novo Plano Diretor determina como deve ser a política ambiental, os corredores verdes, os programas habitacionais, os espaços livres de uso público, a mobilidade urbana, além do zoneamento econômico e social, com zonas de indução de urbanização e de desenvolvimento econômico. 

O presidente da Câmara, Paulinho Abreu (Republicanos), destacou que, durante a construção da proposta de alteração do plano, foram ouvidos todos os setores, empresários e a sociedade, sempre em torno do interesse comum de fomentar a geração de emprego e renda e o desenvolvimento da cidade.

"Fico feliz de poder estar votando, finalizamos esta votação tão importante. Quero parabenizar a todos da sociedade que discutiram, e os vereadores pela maturidade e pelo entendimento. Respeitando a opinião de todos, as contrárias e favoráveis. É uma responsabilidade nossa manter esse crescimento, e o plano diretor veio a dar esse rumo que a cidade precisa", falou o vereador em discurso. 

Para o vereador Dilmair Callegaro (PL), as alterações fortalecem o crescimento de Sinop. "O plano diretor dá uma garantia jurídica para os investidores, as pessoas que querem trabalhar na nossa cidade. Se tem alguma coisa que poderia estar emperrada, vai andar agora, para que Sinop continue sendo essa cidade que faz a diferença no nosso estado", afirmou durante a sessão. 

O projeto foi aprovado em segunda votação, o que significa que a matéria não sofrerá mais mudanças no conteúdo e deve receber apenas correções necessárias no texto para a terceira votação.

Comente esta notícia