DO REPÓRTERMT
Uma operação conjunta das forças de segurança e da Energsia fez um "pente-fino" em comércios de Sinop e flagrou 11 empresas furtando energia em uma mesma rua nessa quinta-feira (27). Foram encontradas irregularidades em bares, restaurante japonês, espetaria, choperia, tabacaria, distribuidora e até adega.
A estimativa é que juntos, os lojistas tenham desviado o equivalente a R$ 122 mil em consumo de energia. Além disso, as gambiarras geravam instabilidade em imóveis vizinhos, inclusive com o risco de incêndio.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“Antes de serem pegos, eles eram irresponsáveis. Agora vão ser julgados, podemos pegar até quatro anos de prisão. Acabou a ficha limpa”, ressaltou o coordenador comercial regional da Energisa, Danilo Rezende.
“Aquela pessoa que se propõe a burlar ou a realizar a subtração direta do poste de energia, ela sofrerá as consequências da legislação penal,” alerta o delegado José Getúlio Daniel.
A concessionária de Energia Elétrica de Mato Grosso seguirá monitorando esses comércios.
“Nós estamos utilizando Inteligência Artificial, monitoramento terrestre e outras formas para identificar quem está furtando ou fraudando energia elétrica na região. Vamos realizar esse tipo de ação com cada vez mais frequência. Pode ter certeza”, explica o coordenador comercial regional da Energisa, Danilo Rezende.