JOÃO AGUIAR
DO REPÓRTER MT
O estudante de 17 anos, que entrou no campus do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) com uma faca em mãos e fez colegas de turma e um professor reféns, na manhã de terça-feira (30), pode ser expulso da unidade de ensino e deve responder por ato infracional análogo aos crimes de sequestro, cárcere privado e ameaça.
Na esfera criminal, como ele ainda é menor de idade, não irá responder pelo crime e sim por ato infracional. Logo após o episódio, o menor foi ouvido pela Delegacia Especializada do Adolescente (DEA) e foi encaminhado à Vara da Infância e Adolescência de Cuiabá, onde está à disposição da Justiça.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Ainda na terça-feira o IFMT emitiu nota explicando o ocorrido. Segundo o instituto, o aluno não tem histórico de atendimento psicossocial e também não existe nenhuma ocorrência disciplinar do estudante na unidade.
Leia mais
Vídeo mostra momento em que PM imobiliza aluno que ameaçou colegas de morte em Cuiabá
Aluno armado com faca tranca colegas em sala e ameaça matar todos em Cuiabá
O campus ainda comunicou que repudia qualquer tipo de violência e tomará todas as providências legais na apuração dos fatos. O aluno pode ser expulso da unidade de ensino.
Conforme o registro policial, o menor é aluno do 1º ano do ensino médio e foi armado para a escola na intenção de ferir um colega de turma. Ele acabou prendendo vários colegas e um professor dentro de uma das salas da instituição e ameaçava todos de morte. O menor ainda tomou os celulares de todos que estavam reféns.
Professores acionaram o segurança da escola, que foi até o local tentar resolver a situação. Quando chegou na porta da sala, foi ameaçado pelo aluno, que tentou esfaqueá-lo.
Com isso, um policial militar, aluno do IFMT, foi acionado por outros colegas estudantes. Ele iniciou as negociações com o agressor e, após conversa, o rapaz deixou alguns alunos saírem da sala.
No meio da negociação, o agente pediu para que o adolescente colocasse todos os alunos de um lado da sala e ficasse isolado em um canto. Com isso, o segurança e o policial conseguiram deter o menor.
MARCIA ROCHA 01/09/2022
Como profissional de saude acho pertinente que o aluno deve ser afastado para avaliação psicossocial e fazer tratamento de saude junto com a sua familia .
1 comentários