KEKA WERNECK
DA REDAÇÃO
O plantão da Polícia Federal no Aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande confirmou ao RepórterMT que foi preso, no final da tarde de sexta-feira (27), um bilionário austríaco, chamado Werner Rydl, com uma barra de ouro na mala.
Rydl, que é formado em Indústria Quimica, é um dos casos mais célebres de evasão fiscal da história austríaca. Já esteve em situação de apátrida, ou seja, sem nacionalidade, tendo sido rechaçado pelo seu país de origem. Correu o risco de ser extraditado, mas conseguiu barrar o processo e a nacionalidade brasileira.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
A partir da década de 1990 construiu uma rede internacional de empresas, entrando para o ramo de exportações. É acusado de sonegar R$ 116,3 milhões de euros em impostos. Em cima de irregularidades financeiras é que teria construído império bilionário, entre a Áustria e o país que escolheu para viver, o Brasil.
Ele mora em Pernambuco. No Brasil, é reconhecido como um dos maiores empresários do ramo do ouro.
Preso, Rydl foi encaminhado à Superintendência Regional da Polícia Federal, em Mato Grosso, em Cuiabá.
O advogado dele, André Prieto, disse à imprensa que ontem mesmo entraria com pedido de soltura, junto à Justiça Federal, por se tratar de um estrangeiro, acusado de cometer delito. Afirmou que o cliente dele tem como comprovar a origem do ouro.