facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 18 de Outubro de 2024
18 de Outubro de 2024

18 de Outubro de 2024, 07h:00 - A | A

POLÍCIA / SOLTO PELA JUSTIÇA

Coronel Mendes: PM que ameaçou dono de site em Cuiabá já responde por sequestro

Segundo coronel Alexandre Mendes, Edenilton Rafael Santos já está afastado do cargo há tempos em razão de um processo demissório pelos crimes cometidos.

KARINE ARRUDA
THIAGO STOFEL
DO REPÓRTER MT



O policial militar Edenilton Rafael Santos, integrante do grupo que ameaçou o empresário Geandré Latorraca, dono do site Estadão MT, já responde por outros crimes dentro da corporação, motivo pelo qual ele está afastado do cargo e responde a um processo demissório. Dentre os crimes estão sequestro, ameaça, lesão corporal e abuso de autoridade. 

“Um dos bandidos, Ednilton Rafael Santos Costa, ainda guarda, para nosso dissabor, a condição de servidor público militar, mas se encontra há tempos afastado em razão de processo demissório por outros crimes pelos quais responde”, disse o comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), coronel Alexandre Mendes.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Leia mais - Criminosos que ameaçaram matar dono de site são soltos em audiência de custódia

Atualmente, o policial responde um processo criminal por sequestro e cárcere privado, contra um idoso de 60 anos. O militar invadiu a casa da vítima durante a noite em 2023, e manteve o homem sob a mira de uma arma de fogo por horas. O caso está com julgamento marcado para abril de 2025.

Além disso, o PM possui registro criminal pelos crimes como ameaça, lesão corporal, crimes militares e abuso de autoridade. Por fim, ele ainda tinha uma medida protetiva contra ele, que foi solicitada por ex-namorada que o acusou de violência doméstica, porém, a medida foi extinta porque ele não descumpriu nenhuma das normas.

Em nota divulgada sobre o caso, Mendes criticou o sistema processual brasileiro: “Trata-se, portanto, de mais um produto indigesto do nefasto sistema processual brasileiro, com forte pendor às chicanas e protelações recursais, neste caso em específico valendo-se o servidor de atestado psiquiátrico”.

Leia mais - Corregedoria da PM vai abrir processo administrativo contra policial preso por ameaçar matar dono de site

Juntamente com o policial militar foram presos outros três criminosos, sendo que um deles é detetive. Eles são acusados de ameaçarem matar o empresário Geandré Latorraca, dono do jornal Estadão MT e do restaurante Fonte do Paladar, localizado na Avenida 15 de Novembro, onde o crime ocorreu.

Leia mais - Policial e detetive fazem parte de bando que ameaçou matar dono de site em Cuiabá

Após a ação criminosa, a quadrilha ainda tentou fugir, mas foi localizada pela guarnição da Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), que foi acionada para atender a ocorrência e prendeu os quatro suspeitos, que foram encaminhados para o CISC Verdão.

Nessa quinta-feira (17), eles foram soltos após passarem por audiência de custódia.

Confira a nota na íntegra:

“Acerca da ocorrência agora há pouco, quarta-feira (16), que envolve o empresário Geandré Latorraca, abordado em seu restaurante no centro da capital, informo a imediata intervenção do Batalhão ROTAM na pessoa de seu Comandante, Tenente-Coronel Costa Gomes, que prendeu rapidamente todos os criminosos ( 04 quatro ) Saliento que 01 (um) dos bandidos, Ednilton Rafael Santos Costa, ainda guarda, para nosso dissabor, a condição de servidor público militar, mas se encontra há tempos afastado em razão de processo demissório por outros crimes pelos quais responde. Trata-se, portanto, de mais um produto indigesto do nefasto sistema processual brasileiro, com forte pendor às chicanas e protelações recursais, neste caso em específico valendo-se o servidor de atestado psiquiátrico.

Leia mais - Bandidos obrigaram dono de site a gravar vídeo dizendo que não mexeria com mulher casada; veja

Manifestamos, em relação às vítimas, toda nossa solidariedade ao Senhor Geandré, seus familiares e colaboradores, ressaltando nossa imediata e pronta ação na captura e prisão dos criminosos”.

Comente esta notícia