facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 22 de Novembro de 2024
22 de Novembro de 2024

02 de Abril de 2024, 11h:51 - A | A

POLÍCIA / PRESOS EM OPERAÇÃO

Delegado: Advogado e irmão de tesoureiro do CV eram pré-candidatos a vereador de Cuiabá

Os dois foram presos por auxiliarem a facção a lavar dinheiro oriundo do tráfico de drogas.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT



O advogado Jonas Cândido da Silva e o irmão de Paulo Winter Farias Paelo, Fagner Paelo, foram presos pela Polícia Judiciária Civil nesta terça-feira (2). Jonas e Fagner seriam pré-candidatos a vereador por Cuiabá na eleição deste ano.

As prisões foram efetuadas no âmbito da Operação Apito Final, que tinha como alvos faccionados que ajudavam Paulo Winter Farias Paelo, conhecido como W. T., a lavar dinheiro oriundo do tráfico de drogas.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

LEIA MAIS - Cabeça de bando liderava o tráfico no JD Florianópolis e virou tesoureiro de facção

O dinheiro era usado para adquirir chácaras, terrenos, casas e apartamentos, além de veículos, inclusive de alto padrão. Os “laranjas” escolhidos para serem os donos de fachada desses bens eram amigos, familiares e advogados ligados à W. T.

No período de dois anos em que a investigação vem sendo realizada, o grupo criminoso movimentou mais de R$ 65 milhões de reais em contas bancárias e possui cerca de R$ 30 milhões em patrimônio.

W. T. deixou a prisão graças à progressão da pena para o regime semiaberto em 2023. Rapidamente ascendeu na hierarquia da facção, assumindo a responsabilidade de cuidar das finanças da organização criminosa.

LEIA MAIS - Advogado de líderes de facção de MT é preso em Maceió tentando livrar bandidos que "luxavam" na praia

Com o dinheiro do crime, criou um time de futebol e financiava em nome do Comando Vermelho ações sociais na região do Jardim Florianópolis, como uma escolinha de futebol para crianças da região e distribuição de cestas básicas.

Segundo a Polícia Civil de Mato Grosso, W. T. usava tornozeleira eletrônica e foi preso em um torneio de futebol amador realizado em Maceió, no estado de Alagoas, na última sexta-feira (29).

Comente esta notícia