MÁRIO ANDREAZZA
DA REDAÇÃO
Emerson Oldoni Pagnoncelli, dono de uma empresa de insumos agrícola em Sorriso (400 km da Capital), foi preso na manhã desta segunda-feira (11) suspeito de ter envolvimento com uma quadrilha especializada no roubo de defensivos agrícolas e caminhonetes no Norte do Estado.
Ele foi detido por força de um mandado de prisão cumprido durante a segunda fase da operação Camuflagem, deflagrada pela Polícia Civil, na manhã desta segunda-feira (11).
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Emerson Oldoni, segundo os investigadores, comprava os defensivos roubados e emitia nota, dando legalidade aos insumos e camuflando o produto como sendo de origem lícita.
Além do empresário, oito pessoas foram presas no estado e 13 mandados de busca e apreensão cumpridos.
Na operação, os policiais apreenderam réplicas de armas, grande quantidade de defensivos agrícolas, ainda não contabilizados, documentos, balaclavas (capuz) militares e roupas camufladas típicas das Forças Armadas.
Segundo o Gaeco, a organização criminosa usava as roupas camufladas para conseguir entrar e roubar fazendas. Em seguida, os carros e defensivos agrícolas eram repassados a receptadores que emitiam notas e documentos para “legalizar” e comercializar os produtos e veículos na região.
Os fatos ainda estão sendo apurados para posterior oferecimento de denúncia criminal.
Operação Camuflagem
A operação Camuflagem II é andamento da operação Camuflagem, um trabalho da Polícia Judiciária Civil iniciada há 2 anos com o intuito de combate ao crime organizado nas cidades de Sorriso, Lucas do Rio Verde, São José do Rio Claro, Nova Mutum, Sinop, Canarana e Cuiabá.
A ação da Polícia Judiciária Civil tem apoio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), Polícia Militar (PM), Ciopaer e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Veja matéria completa aqui.