facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Fevereiro de 2025
15 de Fevereiro de 2025

14 de Fevereiro de 2025, 12h:28 - A | A

POLÍCIA / ELEIÇÕES DE 2022

Ex-assessor de Emanuel é alvo de operação da PF contra fake news

A PF apura crimes eleitorais de propagação de fake news contra a honra do governador Mauro Mendes durante as eleições de 2022.

DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTER MT



O ex-servidor da Prefeitura de Cuiabá Luiz Augusto Vieira Silva, o "Guto", que já foi assessor da gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), foi um dos alvos da Operação Fake News deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (14).

A reportagem apurou que Luiz Augusto ocupava o cargo de Assessor Técnico na Secretaria Municipal de Comunicação de Cuiabá entre março de 2018 e novembro de 2021. Ele foi exonerado pelo próprio prefeito Emanuel, em dezembro de 2021, quando foi alvo de outra operação, também por propagar notícias falsas.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Vale lembrar que Guto foi processado em 2018 pelo ex-vereador Felipe Wellaton, que o acusou de disseminação de fake news, sendo condenado em 2021 a pagar indenização de R$ 10 mil.

Leia mais - Secretário preso é alvo da PF por crimes contra honra do governador

Além de Luiz Augusto, o secretário de Assistência Social de Várzea Grande, Gustavo Henrique Duarte, e o militar reformado e caminhoneiro Adavilso Azevedo da Costa, também são investigados por espalhar fake news contra a honra do governador Mauro Mendes (União), durante as eleições de 2022.

Três mandados de busca e apreensão foram expedidos, sendo um em Várzea Grande e dois na Capital. As ordens judiciais foram assinadas pelo juiz eleitoral Carlos Roberto Barros de Campos, do Núcleo Eleitoral das Garantias do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Ainda não há informação sobre qual seria o papel dos investigados nos crimes eleitorais.

Secretário de VG preso

Durante ação da PF na casa do secretário, ele acabou sendo preso por desacato. Ele responderá em Termo Circunstanciado de Ocorrência e já foi liberado.

O aparelho celular dele e da esposa dele foram apreendidos pelos agentes federais. Após a situação, ele foi exonerado do cargo.

Leia mais: Flávia exonera secretário preso em operação sobre "fake news"

Comente esta notícia