facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 22 de Dezembro de 2024
22 de Dezembro de 2024

18 de Setembro de 2024, 07h:06 - A | A

POLÍCIA / OPERAÇÃO CÓDIGO SEGURO

Hacker de São Paulo tenta invadir sistema da Polícia Civil de Mato Grosso

O alvo de 35 anos, é investigado por envolvimento em tentativas de acessos indevidos ao sistema de consultas da Polícia Civil de Mato Grosso, utilizando credenciais vazadas.

DO REPÓRTER MT



A Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), deflagrou nesta quarta-feira (18), a segunda fase da “Operação Código Seguro” para cumprimento de um mandado de busca e apreensão em São Paulo.

O alvo de 35 anos, é investigado por envolvimento em tentativas de acessos indevidos ao sistema de consultas da Polícia Civil de Mato Grosso, utilizando credenciais vazadas. A ação contou com o apoio da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER) da Polícia Civil de São Paulo.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A ordem judicial foi expedida pelo Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá, com base em investigações conduzidas pelo delegado adjunto da DRCI, Gustavo Godoy Alevado, após a Gerência de Desenvolvimento de Sistemas e Aplicações da Polícia Civil detectar atividades suspeitas nos logs de acesso ao sistema, revelando tentativas de invasão com a utilização de credenciais comprometidas.

A primeira fase da operação foi deflagrada em 17 de julho de 2024, nos municípios de Francisco Alves (PR), Sobral e Fortaleza (CE), ocasião em que foram apreendidos dispositivos móveis, computadores, R$ 25 mil em espécie e outras mídias eletrônicas. Os materiais estão sendo analisados com a devida autorização judicial para a extração de dados que possam colaborar com as investigações.

A delegada titular da DRCI, Juliana Chiquito Palhares, reforçou a importância da operação para a segurança dos sistemas institucionais.

"A operação Código Seguro é um marco na proteção dos dados da Polícia Civil e de outras instituições públicas. Continuaremos atuando com rigor para identificar e responsabilizar aqueles que tentam comprometer a integridade dos nossos sistemas", disse a delegada.

Comente esta notícia