JOÃO RIBEIRO
O coronel Jadir Metelo da Costa, disse que o ex-funcionário da Padaria Marechal Pães e Doces, Jonadab da Silva Jacinto, de 22 anos, estava completamente transtornado durante a negociação com os policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Os militares tentavam convencê-lo a soltar duas empregadas domésticas feitas reféns pelo criminoso no apartamento do 11º andar do edifício Domus Nobilis, na Avenida Marechal Deodoro em Cuiabá. O sequestro que durou cerca de três horas, iniciou na tarde desta quinta-feira (17), por volta das 12h.
“Ele trancou as duas reféns no banheiro de uma suíte do apartamento. Durante toda a negociação percebemos que ele estava muito nervoso. Jonadab chegou a cortar uma tela de proteção de uma janela e ameaçou se jogar, porém depois de muita conversa ele libertou as vítimas e se entregou”, explicou o policial.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
A situação emocional do jovem pode estar ligada a uma briga de família. Uma publicação feita por ele agosto numa rede social, dá conta de que ele estava sozinho no mundo e sem família. No entanto, em um comentário do status, um perfil de uma mulher com o mesmo sobrenome de Jonadab, discorda da ideia e afirma que ele está sozinho devido uma escolha que fez.
Em outro post, o jovem se mostra indignado e publica uma frase se mostrando triste com a vida, porém ninguém comentou nesse status.
Durante todo o sequestro a mãe do criminoso acompanhou a negociação com a Polícia do lado de fora do prédio. Quando os jornalistas se aglomeraram para tirar a foto do criminoso detido, a mulher gritou para que não tirassem foto nenhuma dele, sendo que “era um pobre coitado”.
Jonadab foi demitido do trabalho nesta quarta-feira (16). Ele tinha acesso ao condomínio, já que era responsável pelas entregas da padaria onde trabalhava. Além do dono do estabelecimento também residir do prédio.
A AÇÃO
Usando o uniforme da padaria onde trabalhava, Jonadab se infiltrou no prédio e subiu para o 11º andar. Ao entrar no apartamento, o jovem anunciou o assalto e rendeu as empregadas, portando uma faca e uma arma de brinquedo, escondida na camiseta.
Lauro Diavan, proprietário do imóvel, chegou para almoçar e se deparou com a sala de estar revirada, com almofadas pelo chão e objetos quebrados. Imediatamente acionou a Polícia Militar.
Percebendo a movimentação, o criminoso se trancou em um banheiro com as duas funcionárias do apartamento. Segundo informações de policiais, o jovem teria estuprado uma das mulheres durante a tentativa de assalto. A informação foi confirmada pelo capitão Nogueira, do 10º BPM. Jonadab confessou o estupro.
O suspeito foi preso em flagrante. As duas domésticas passam bem.
Veja vídeo: