KARINE ARRUDA
DO REPÓRTEMT
O juiz substituto Laio Portes Sthel, do Plantão da Comarca de Tabaporã (a 614 km de Cuiabá), concedeu liberdade provisória ao ex-vereador do município Claudemiro Teodoro, de 48 anos, mais conhecido como Claudemiro Lobó. Ele foi preso na noite de segunda (10) após ser flagrado pelos policiais andando com um Jeep Compass clonado.
Na decisão, proferida nessa terça (11), o magistrado determinou que ele deverá cumprir uma série de medidas cautelares. Dentre elas: comparecimento bimestral em Juízo para informar e justificar atividades; proibição de se ausentar da comarca por mais de 15 dias sem autorização do Juízo; proibição de alteração de domicílio sem comunicação ao Juízo; comparecimento a todos os atos do eventual e futuro processo quando intimado.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Na audiência de custódia, o juiz salientou que o crime cometido por Lobó, que foi vereador entre os anos de 2021 a 2024 e atualmente é secretário executivo da prefeitura, não foi de alta gravidade. Para o magistrado, não há fatores que justifiquem a manutenção da prisão.
Leia mais - Ex-vereador é preso com Jeep Compass clonado em MT
“Entendo que as circunstâncias fáticas até aqui apuradas e condições pessoais do(s) custodiado(s) indicam que as medidas cautelares diversas da prisão serão suficientes para acautelar as investigações, a ordem pública e o futuro e eventual feito criminal. Afinal, não se verifica elevada gravidade de condutas ou outro elemento que justifique a imposição da medida cautelar extrema”, decidiu.
Por fim, o juiz optou por não obrigar o ex-vereador ao pagamento da fiança, justificando que o parlamentar comprovou dificuldade financeira, indicando uma renda mensal de R$ 1,5 mil.
“Deixo de arbitrar fiança, tendo em vista a hipossuficiência manifesta do(s) custodiado(s) para arcar com valor de fiança eventualmente arbitrado, ante documentação já anexada aos autos pela defesa e pelo valor líquido recebido mensalmente, ora informado e comprovado nos autos”, finalizou o magistrado.
Prisão
Na noite da última segunda, Claudemiro Lobó foi flagrado pela Polícia Militar trafegando com um Jeep Compass clonado na Avenida Comendador José Pedro Dia, em Tabaporã. Na ocasião, os policiais identificaram uma série de irregularidades no veículo a contar da falta do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).
Com base na análise preliminar, os policiais conseguiram o nome e número de telefone do proprietário do Jeep, que informou às equipes que havia vendido o veículo para um amigo. Em seguimento às investigações, os policiais contataram o comprador, que informou que estava com o carro na garagem da sua residência. Por videochamada, o homem mostrou as placas originais do veículo e contou que o Jeep que estava com o ex-vereador era clonado.
Claudemiro chegou a ser indagado sobre ter conseguido comprar o veículo. Aos militares, o ex-vereador informou que realizou a compra de uma terceira pessoa, mas não informou o nome. Por esse motivo, ele foi autuado pelo crime de receptação e encaminhado a delegacia de Polícia Judiciária Civil, onde permaneceu aguardando a audiência de custódia.