JOÃO AGUIAR
DO REPÓRTER MT
A Polícia Federal apreendeu 77 quilos de ouro em barras, que estavam sendo transportados por seis brasileiros, em Sorocaba, São Paulo. Parte das barras de ouro era oriunda de Mato Grosso e do Pará. A carga apreendida foi avaliada em R$ 23 milhões.
Policiais federais conseguiram apreender a carga após monitoramento da aterrissagem de avião turboélice particular, no Aeroporto Estadual de Sorocaba. Com apoio da Polícia Militar Rodoviária, os agentes conseguiram realizar a abordagem na rodovia Castelo Branco.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Dentro dos veículos foram encontradas 3 malas contendo barras de ouro, cujo peso total aproximado somou 77 kg. Foi encontrada também uma quarta mala com documentos diversos, que também foi apreendida.
Leia também
Quadrilha liderada por Borgato e lobista enviou 6 cargas de cocaína à Europa
Seis pessoas foram conduzidos à delegacia da PF em Sorocaba, onde foi instaurado inquérito policial para apurar a possível prática dos crimes de usurpação de bens da União e receptação dolosa.
Segundo os documentos apreendidos, e que serão posteriormente analisados, o ouro seria oriundo do Mato Grosso e Pará. O metal foi encaminhado para realização de perícia em laboratório específico da PF. Por tratar-se de ouro, o valor da apreensão soma cerca de 23 milhões de reais.
O avião também foi apreendido. Ele é objeto de sequestro criminal em outro inquérito policial. As circunstâncias da utilização proibida da aeronave serão apuradas.