MAYARA MICHELS
Uma intensa troca de tiros ocorreu no início da tarde desta sexta-feira (09.11) no centro de Cuiabá, após uma tentativa de assalto a joalheria Suíça no calçadão da Galdino Pimentel. Segundo informações da Polícia Militar, dois homens armados invadiram a joalheria anunciando o assalto, quando o segurança do estabelecimento reagiu atirando.
A troca de tiros ocorreu dentro e fora do estabelecimento. Pedestres que andavam no calçadão se assustaram, "alguns saíram correndo outros se jogaram no chão", contou uma testemunha ao RepórterMT.
Dois ficaram feridos no tiroteio. O segurança da loja foi baleado na perna e um dos assaltantes, no tórax. Policiais Militares que fazem o patrulhamento na região ouviram os tiros e correram para prender os assaltantes.
Um dos criminosos foi preso quando tentava entrar em um carro, e o ferido, que ficou caído no chão, foi preso, mas foi levado para o Pronto-Socorro de Cuiabá. O vigilante, que ainda não foi identificado, também foi levado para o hospital.
Policiais do 1° Batalhão estão na Central de Flagrantes registrando o boletim de ocorrência, e apresentando o criminoso ao delegado de Polícia Civil.
Cinegrafista armador filmou momento em que bandido pedia ajuda, após ser baleado:
PM 10/11/2012
Tao com peninha, levem pra casa de vcs, bando de hopócritas..
RONEI DUARTE 09/11/2012
Parabéns ao Policial Militar que praticou um verdadeiro Ato de Bravura,merecendo receber a respectiva promoção! Segundo o art. 2º do Decreto nº. 2.468, de 29 de março de 2010, que aprovou o Regulamento de promoção de Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro Militar do Estado de Mato Grosso e deu outras providências, reza o seguinte: “Art. 2º A promoção é um ato administrativo que tem como finalidade básica o preenchimento seletivo das vagas das graduações superiores, com base nos efetivos fixados em lei, para os diferentes Quadros de Praças.” “Art.6º- As promoções serão efetuadas pelo critério de: I - antiguidade; II - merecimento; III - por ato de bravura; e IV - “post mortem.” A promoção por Bravura é o reconhecimento do Estado ao servidor, que com sua ação consegue acentuar valores éticos e morais perseguidos pelo Estado Administração. Assim, os exemplos emanados das ações de cada bombeiro ou policial militar, transformam-se em janelas Históricas das quais a Instituição será sempre lembrada pela honradez de seus feitos, obras e princípios por ela defendidos. A promoção consubstancia-se em provimento administrativo derivado vertical em que ocorre a ascensão do servidor público de um cargo para outro na mesma carreira, com elevação de função e vencimentos. Sobre a “bravura” para fins de promoção, dispõe o art. 9º do Decreto Estadual n.º 2.468/2010, o quanto segue: “Art. 9º Promoção por ato de bravura é aquela que resulta de ato ou atos não comuns de coragem e audácia, que, ultrapassando os limites normais do cumprimento do dever, representam feitos indispensáveis ou úteis às operações militares, pelos resultados alcançados ou pelo exemplo positivo deles emanados.” “Art. 63 A promoção por ato de bravura é efetivada pelo Governador do Estado: I - nas operações militares realizadas na vigência de estado de guerra; II - nas operações militares pela manutenção da ordem pública; III – quando resultante de ato ou atos não comuns ou excepcionais de coragem e audácia, que, ultrapassando os limites normais do cumprimento do dever, representem feitos indispensáveis ou úteis às operações militares, pelos resultados alcançados ou pelo exemplo positivo dele emanado.
2 comentários