VANESSA MORENO
THIAGO STOFEL
DO REPORTÉR MT
Um vídeo feito pela Polícia Federal (PF) mostra uma quantidade significativa de dinheiro em espécie e bens de luxo apreendidos na casa de um dos alvos da Operação Bilanz, deflagrada nesta quarta-feira (30). A ação apura supostas práticas ilícitas relacionadas à gestão financeira e administrativa da Unimed Cuiabá durante o mandato do médico Rubens Carlos de Oliveira Júnior, entre os anos de 2019 e 2023. Nas imagens é possível ver notas de real e dólar, além de canetas e relógios de marcas de luxo.
Ao todo, foram decretadas seis prisões temporárias de ex-administradores e prepostos da entidade, além de mandados de busca e apreensão, afastamento de sigilos telemático (conteúdo de aparelhos celulares), financeiro e fiscal, bem como o sequestro de bens dos investigados.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Até o momento, foram presos Rubens Carlos de Oliveira Júnior, que é ex-presidente da Unimed Cuiabá; o ex-CEO, Eroaldo Oliveira; a ex-superintendente financeira, Ana Paula Parizotto e a médica cardiologista Suzana Palma.
Além de indícios de práticas ilícitas na gestão financeira e administrativa, as investigações identificaram também a apresentação de documentos com graves irregularidades contábeis à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que teriam ocultado um déficit de cerca de R$ 400 milhões no seu balanço patrimonial de 2022.
Estão sendo apurados os crimes de falsidade ideológica, estelionato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
A operação da PF está sendo conduzida em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso.
Veja o vídeo da apreensão: