facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 03 de Outubro de 2024
03 de Outubro de 2024

03 de Outubro de 2024, 18h:28 - A | A

VIVA MAIS / NAMORO RELÂMPAGO

Psicanalista: Relacionamentos com pessoas imaturas não evoluem por excesso de disputa e falta de empatia

Segundo a psicanalista e terapeuta comportamental Adriana Bender, pessoas que não cresceram emocionalmente são incapazes de ceder, o que é prejudicial para as relações.

KARINE ARRUDA
DO REPÓRTER MT



Um relacionamento fadado ao fracasso. Essa é uma definição para as relações formadas por pessoas imaturas, ou conforme explica a psicanalista e terapeuta comportamental Adriana Bender, pessoas que não cresceram emocionalmente e quem têm dificuldade em pensar na relação como um todo, ou que estão sempre presas aos próprios desejos e vontades, sendo incapazes de ceder.

“Dentro desses relacionamentos tem sempre uma dinâmica de disputa, uma disputa por quem sofre mais, uma disputa por quem dá mais, uma disputa por quem aponta mais. [...] Dentro desses relacionamentos, não se evolui e não se cuida da emoção um do outro. Então, não tem acolhimento, não tem empatia e tem sempre alguém que está em sofrimento para estar no palco, no holofote do relacionamento”, aponta a especialista.

Nesta edição da coluna Viva Mais, Bender comenta sobre as fases de um relacionamento e o quanto é importante identificar desde o início se você ou o(a) seu(sua) parceiro(a) são imaturos. Essa identificação pode evitar, inclusive, sofrimentos futuros, já que pessoas imaturas desistem das relações assim que a fase do encantamento termina e as primeiras diferenças ou defeitos começam a aparecer.

Entenda:

Comente esta notícia