KARINE ARRUDA
DO REPÓRTER MT
A perda de cabelo e, em muitos casos, a retirada das mamas estão entre os desafios que mais impactam na autoestima das mulheres que enfrentam o câncer de mama. E é neste contexto que a oncoplastia se apresenta. Trata-se de um tipo de cirurgia de reconstrução mamária que associa técnicas de cirurgia plástica ao tratamento do câncer de mama.
“A oncoplastia visa fazer essa restauração da anatomia mamária. [...] A gente usa técnicas de cirurgia plástica para poder fazer essa reconstrução da mama. Ela pode ser feita na hora da cirurgia ou pode ser feita depois, em um momento mais tardio”, explica a cirurgiã oncológica Mara Sanches.
Em entrevista ao RepórterMT, a especialista em oncoplastia e reconstrução mamária salienta que esse procedimento, além de ser essencial para a retirada do tumor maligno na mama, também é uma forma de fortalecer o tratamento das pacientes, já que ele atua diretamente no bem-estar emocional das mulheres.
“A cabeça é metade do tratamento no câncer. Pacientes que geralmente são muito depressivas, parece que elas patinam, então, você conseguir, durante o tratamento, dar esse afago, esse conforto, esse benefício para a paciente poder se sentir bem faz toda a diferença”, pontua.
Saiba mais:
Confira a entrevista completa: