facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 22 de Outubro de 2024
22 de Outubro de 2024

22 de Outubro de 2024, 18h:40 - A | A

ENTREVISTA / FATORES DE RISCO

Sedentarismo, obesidade e tabagismo aumentam chances de desenvolver câncer de mama

De acordo com a doutora Mara Sanches, alguns hábitos de vida como praticar atividade física, melhorar a alimentação e evitar o cigarro são formas de previnir o surgimento da doença.

KARINE ARRUDA
DO REPÓRTER MT



O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma, segundo o Ministério da Saúde. E, por ser o mais comum, o seu surgimento pode estar atrelado a questões que envolvem hábitos de vida, como a falta da prática de atividades físicas, de uma alimentação adequada e o uso do cigarro, conforme explica a cirurgiã oncológica Mara Sanches, especialista em oncoplastia e reconstrução mamária.

“A gente tem alguns fatores de risco muito bem estabelecidos para o câncer de mama. O que a gente acredita que vem mudando nesses fatores são os hábitos de vida e a alimentação”, pontua a especialista.

Em entrevista ao RepórterMT, Mara explica que questões como sedentarismo, obesidade, alimentação e tabagismo são cruciais para o aumento o risco de desenvolver o câncer de mama e, para além disso, esses fatores de risco também interferem negativamente para a reincidência da doença. Segundo a cirurgiã, eles estão diretamente ligados ao aumento de casos de câncer de mama no país.

Confira:

Assista a entrevista completa:

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia