MAJU SOUZA
DA REDAÇÃO
Perfis da rede social Instagram, com nomes Justiça Por Bele, administrados por familiares e amigos de Isabele Guimarães Ramos, vídeos, textos e uma carta foram publicados parabenizando a adolescente pelo que deveria ser seu aniversário de 15 anos, nesta quinta-feira (12). Eles descrevem a dor de não ter a adolescente para comemorar a data e pedem Justiça pela morte que completa quatro meses. Isabele foi morta no dia 12 de julho deste ano e o tiro foi disparado pela adolescente B.O.C., de 15 anos.
O vídeo postado traz cenas de Isabele com sua família e amigos. São vídeos e fotos. “Hoje é aniversário da Bele, infelizmente ela não está aqui para comemorar com a família e amigos, infelizmente ela não está aqui para comemorar seus 15 anos. Hoje são quatro meses de saudades, quatro meses de angústia, de dor, apenas saber o porquê de uma pessoa com um coração tão podre, ou melhor, dizendo, tão sem coração, tirou a vida de uma menina brilhante”, diz trecho do texto.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Já a carta fala especialmente com a adolescente, sobre um dia que é dela e deve ser celebrado, comemorado e lembrado.
“Sei que você está em um lugar bem melhor, aonde não existe morte, choro, dor, aonde você cuida de todos que você ama. Você foi uma menina doce, simpática, alegre, carinhosa, que apesar das decepções e problemas você estava sorrindo, fazendo o possível para fazer outras pessoas sorrirem. Você não deixou apenas saudade, você deixou aprendizados, amor, esperança, você fez história”, diz trecho da carta.
"Hoje será meio doloroso, teu tão esperado 15 anos, sem você aqui. Seu presente está pronto, teu quarto está lindo, do jeitinho que você quis, só falta você aqui. Aproveita muito o teu dia aí no céu, acalme nossos corações, sinta toda nossa gratidão, amor, por tudo o que você foi, fez e ainda é!", diz outro trecho.
De acordo com a mãe de Isabele, o quarto reformado era um dos sonhos da adolescente. Mesmo após a morte, a mãe fez questão de terminar a reforma e deixar tudo como a filha tinha planejado.
Para marcar os 4 meses da morte de Isabele e lembrar o dia que seria seu aniversário de 15 anos, familiares e amigos realiza, às 19h, na rotatória em frente ao Alphaville, um culto em sua memória.
Veja publicações na galeria
O caso
O Ministério Público chegou a pedir e a Justiça deferiu a internação provisória da atiradora B., mas ela passou apenas uma noite no Pomeri, sendo solta após uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça. Na semana passada, o MP deu parecer novamente pela internação da menor, até a conclusão do processo, e o pedido de habeas corpus será julgado pela 3ª Câmara Criminal do TJ.
Os pais de B. foram denunciados por homicídio culposo, por entregar arma a menor e por fraude processual. Marcelo também é acusado por porte ilegal de arma de fogo. A denúncia é analisada pela juíza da 8ª Vara Criminal, Maria Rosi de Meira Borba.
Ainda foram indiciados por envolvimento na morte de Isabele o então namorado de B. e o pai dele. A arma que matou Isabele era do empresário Glauco Fernando Mesquita, que foi denunciado por omissão na cautela de arma de fogo. Ele fez acordo com a Justiça, pagou R$ 40 mil de transação penal e ficou livre do processo.
O filho, G., de 16 anos, foi denunciado por crime análogo ao porte ilegal de arma de fogo, porque levou a pistola do pai até a casa da namorada. O processo contra ele tramita junto com o da adolescente B.O.C.
Veja o vídeo: