RENAN MARCEL
DO REPÓRTER MT
O Consórcio Construtor, responsável pela implantação do Bus Rapid Transit (BRT) em Cuiabá e Várzea Grande, retomou as obras do modal de transporte na Avenida do CPA, na Capital, nas proximidades do Comando-geral da Polícia Militar. Nesta segunda-feira (29), trecho da pista está interditado com cones protegendo os homens que trabalham no local.
As intervenções ocorrem após a polêmica entre a Prefeitura de Cuiabá e Governo de Mato Grosso sobre a liberação e as licenças da obra, que terminou com decisão favorável ao Estado proibindo o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) de criar obstáculos para tentar barrar a construção.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Na última sexta-feira (26), o juiz Flávio Miraglia Fernandes, da 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital, concedeu liminar ao governo estadual, que apontou interferência da prefeitura na tentativa de dificultar o início da obra na avenida.
Leia mais: Juiz proíbe Emanuel de barrar obra do BRT em Cuiabá e autoriza uso de força caso insista
Segundo o governo, a prefeitura estava criando obstáculos para a realização da obra de implantação do modal, como a exigência indevida de alvarás, autorizações e licenças, consideradas pelo Executivo, desprovidas de amparo legal e contrárias à Constituição.
Ao mesmo tempo que o Governo acelera as obras do BRT, o prefeito de Cuiabá vem trabalhando pela inclusão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, ao custo de R$ 4,9 bilhões.
Leia mais: VLT proposto por Emanuel custa 5 vezes mais que o original projetado para a Copa de 2014
Obras
Neste primeiro momento, o Consórcio responsável pela obra trabalha no sistema de drenagem no canteiro central. Após a execução deste serviço, os trabalhos vão avançar para a construção da pista de concreto, incluindo a remoção da capa asfáltica e execução da terraplanagem.
Em Cuiabá, o Sistema BRT terá duas linhas. A primeira ligará o Terminal do CPA, que será construído próximo ao Comando Geral da PM, até o Terminal de Várzea Grande, passando pelas avenidas do CPA, Tenente Coronel Duarte e 15 de Novembro.
A segunda linha sairá do Terminal do Coxipó, próximo ao viaduto do Parque Cuiabá, chegando até o centro da capital.
Fabricio 31/01/2024
SERA QUE IRÃO TIRAR AS ÁRVORES NOVAMENTE???? NOSSO CUIABRASA JA E QUENTE... ????????
COSTA 29/01/2024
CRURUZES SERÁ QUE LELÉU MORREU???? ELE FALOU QUE SÓ COMEÇARIA A OBRA SOBRE EU CADÁVER, RSRSRSRSRSRSRSRSRSR.
Nico 29/01/2024
Alexandre pense grande... precisa disso pra cidade evoluir... todos os grandes centros passaram por isso pro hoje estarem desenvolvido...tavez nao consigamos maos nossos filhos netos iraõ pega uma cidad emelhor.
Dora 29/01/2024
E lá se vão as arvores novamente.
roberto 29/01/2024
Já virou palhaçada dois moleque de picuínha, tem que ter postura de Homem por isso temos um pais subdesenvolvido pois os representantes que a população coloca não governa para o povo, mais sim para eles um quer ser melhor que o outro e no final montram ser moleques imaturos e sem competência.
alexandre 29/01/2024
Essa cagada que fechou a av do CPA é do MM ? horrivel pra sair pra trabalhar...
6 comentários