facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Setembro de 2024
19 de Setembro de 2024

27 de Dezembro de 2022, 16h:50 - A | A

GERAL / CRISE NA SAÚDE DE CUIABÁ

CRM faz inspeção na Upa Verdão e aponta falta de controle de presença de médicos

No documento, a instituição afirma que não encontrou relação de profissionais nem escala.

DO REPÓRTER MT



Durante uma fiscalização do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Verdão, em Cuiabá, foi apontado a falta de médicos e controle dos profissionais que prestam serviços no local, contratados pela empresa Family Medicina e Saúde. 

Fiscais da instituição estiveram na unidade no último dia 06.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

De acordo com o relatório elaborado pelo CRM, coordenador administrativo da unidade, Murilo Amorim foi quem recebeu os fiscais. Lá, foi constatado que somente naquele dia, dois médicos pediatras não foram trabalhar.

Diante da ausência, o CRM questionou o responsável sobre a lista de presença e escala dos médicos que atendem na unidade, mas esses documentos de controle não foram encontrados.

Uma vez que havia falta de profissionais escalados e que não foram cobertos pela empresa contratada. Faltaram dois pediatras e havia uma escala vaga, que não foi coberta”, diz trecho de laudo.

“Quanto aos mecanismos de controle da frequência, bem como horários de entrada e saída dos médicos contratados através da empresa terceirizada, não foi possível identificar, uma vez que não foi apresentada a relação de profissionais e nem escala prévia dos profissionais, que irão atuar na unidade”, diz o documento.

Questionado sobre esses documentos, Amorim teria afirmado que esse controle seria de responsabilidade da empresa terceirizada.

Ainda na inspeção, os fiscais encontraram uma escala referente ao mês de dezembro onde apresentava 42 postos de trabalho com denominação "vago".

“Segundo informação do coordenador administrativo da unidade onde se encontra a denominação VAGO, os referidos plantões serão cobertos através do contrato firmado com a empresa Family Medicina e Saúde, que se encarregará de disponibilizar profissionais médicos para coberturas dos plantões. (...) O senhor Murilo informou que o controle da execução do contrato é de responsabilidade do fiscal de contrato, que fica na Secretaria Municipal de Saúde”, concluiu a fiscalização".

A falta de médicos nas unidades de saúde da Capital vem sendo denunciada pela população e já foi publicamente assumida pelo próprio prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). Segundo o gestor, o Executivo vem enfrentando dificuldade de encontrar profissionais que aceitem atuar na escala de trabalho exigida pelos órgãos reguladores.

Outro lado

Em nota, a Secretaria de Saúde de Cuiabá justifica que a escala está disponível no Portal Transparência e que é obrigação da empresa terceirizada repôr os profissionais faltantes. Veja a íntegra:

Em relação à falta de médicos terceirizados na UPA Verdão e o controle das escalas desses profissionais que atendem na Capital, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece:
- A escala dos profissionais é disponibilizada no Portal Transparência da Prefeitura de Cuiabá. Na falta de um profissional a empresa contratada tem a obrigação de garantir a substituição por outro profissional, evitando prejuízos à população.
- O coordenador da unidade de saúde é o fiscal dos serviços contratados e responsável em notificar a empresa para substituição do profissional plantonista.
- Caso não ocorra de o plantão ficar sem a cobertura do profissional a empresa não receberá pelo referido plantão, uma vez que deixou de oferecer o serviço.
- A SMS reitera que a prioridade dos esforços está em melhor atender a população, dessa forma, conta com o empenho de toda equipe.

Reprodução

laudo crm falta de medico upa verdao

 

Comente esta notícia

Jose 27/12/2022

CRM deveria notificar os médicos, pois não gostam de bater ponto, pois os que batem não param na unidade o conselho deveria ser mais efetivo, pois os profissionais tem que cumprir horário com qualquer outro profissional, pois eles ser formado em medicina não faz eles melhor que ninguém, pelo contrário eles tem responsabilidade com a vida.

positivo
0
negativo
0

1 comentários