facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 08 de Setembro de 2024
08 de Setembro de 2024

27 de Julho de 2024, 08h:00 - A | A

GERAL / CUIABRASA

Cuiabá completa 100 dias sem chuva; fim de semana será de calor e com alerta laranja para baixa umidade do ar

A última chuva registrada na capital foi no dia 19 de abril.

VANESSA MORENO
DO REPÓRTERMT



A capital mato-grossense está completando neste sábado (26) 100 dias sem chuva significativa e de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a combinação entre as altas temperaturas e a falta de vapor d'água, diminui consideravelmente a umidade relativa do ar, que deve variar entre 20% e 12%, acendendo o alerta laranja.

Com essas condições, é preciso redobrar os cuidados quanto aos riscos à saúde, já que a umidade do ar baixa pode causar ressecamento na pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, obstrução das vias respiratórias, sangramento nasal, entre outros. Além disso, é preciso ficar atento aos riscos de incêndios florestais.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A previsão do tempo para este sábado em Cuiabá é de mínima de 21°C e máxima de 36°. Para o domingo (28) a mínima sobe para 22°C e a máxima para 36°C.

A semana começará quente, com mínima de 21°C e máxima de 35°, mas na terça-feira (30) poderá haver uma leve queda na temperatura, já que os termômetros marcam mínima de 15°C e máxima de 30°C.

Na cidade vizinha, Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá), o fim de semana também será de calor, com temperaturas que variam entre 20°C e 35° no sábado e 18°C e 34°C no domingo. Lá, a umidade do ar também está em alerta laranja, pois deve variar 20% e 12% durante as tardes e entre 30% e 20% no fim do dia.

Com a umidade do ar baixa, é preciso evitar exercícios físicos entre 11 e 15 horas, umidificar o ambiente com umidificadores, recipientes com água ou toalha molhada, se proteger do sol e beber muita água.

Comente esta notícia