facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2025
25 de Abril de 2025

30 de Novembro de 2020, 11h:50 - A | A

GERAL / VEJA FOTOS E VÍDEOS

Dom Bonifácio é sepultado com despedida emocionante na Catedral de Cuiabá

Dom Bonifácio Piccinini, foi sepultado, na manhã desta segunda-feira (30), por volta das 10h, na cripta da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá

MAJU SOUZA
DA REDAÇÃO



Em uma despedida marcada por lágrimas, balões brancos, flores, orações e músicas, o bispo emérito da Arquidiocese da Capital, Dom Bonifácio Piccinini, foi sepultado, na manhã desta segunda-feira (30), por volta das 10h, na cripta da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. O acompanhou as últimas homenagens prestadas à figura histórica que foi Dom Bonifácio. (veja o vídeo) 

O arcebispo da Capital, Dom Milton Santos, afirmou, ao , que o corpo de Dom Bonifácio está repousando na cripta da Catedral, e que as lágrimas de hoje devem ser convertidas em fé, pois ele está mais junto de todos.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“15 dias antes ele dizia Dom Milton eu estou morrendo, eu dizia não o senhor está nascendo. É o conceito. A morte é uma questão também de cultura, para Igreja o momento dá morte é um momento de nascimento, é um momento de alegria... O dia que a gente chega com Deus em plenitude é o grande nascimento, então, nós nascemos aqui nesta terra, para nascermos totalmente no dia da nossa morte. É o maior nascimento. A lembrança dele fica em nós”, explicou o arcebispo. 

A despedida final foi marcada pela presença de autoridades como o prefeito reeleito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), o deputado estadual Wilson Santos (PSDB), que representava a Assembleia Legislativa, e uma participação massiva dos sacerdotes e fiéis da Capital. 

“Ele ficou a frente da arquidiocese por quase 30 anos. Um clérigo rigoroso consigo mesmo e com seus fieis, expandiu grandemente a infraestrutura da Igreja. Tinha uma relação institucional perfeita com todos os chefes de poderes. Uma figura histórica, lendária, em nome da Assembleia Legislativa, vim aqui dar o último adeus”, disse Wilson Santos. 

Dom Bonifácio, foi velado durante o domingo (29), até a manhã de segunda-feira, sendo sepultado após a Missa Exequial, que é celebrada em memória do falecido. Durante as despedidas, missas de corpo presente foram realizadas de duas em duas horas, pelo sacerdotes de Cuiabá.

O bispo emérito de Cuiabá morreu na noite de sábado (28). Ele estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual Santa Casa desde o dia 23 de novembro, após ter oscilação na pressão arterial. Bonifácio tinha 91 anos, e era natural da cidade de Luís Alves (SC). Ele esteve no comando da arquidiocese de Cuiabá de 1981 a 2004. 

Veja vídeos: 



 

Álbum de fotos

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

RepórterMT

Comente esta notícia