facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 08 de Setembro de 2024
08 de Setembro de 2024

14 de Outubro de 2022, 09h:27 - A | A

GERAL / NA PRAÇA DA MANDIOCA

Garimpo ilegal de ouro é descoberto em casas no Centro histórico de Cuiabá

Quatro casas centenárias foram embargadas após a constatação das escavações

APARECIDO CARMO
DAFFINY DELGADO



Um garimpo ilegal em quatro casas centenárias foi embargado, na manhã dessa sexta-feira (14), no centro histórico de Cuiabá, próximo à Praça da Mandioca, pela Secretaria Municipal de Ordem Pública. Segundo denúncias de moradores da região, há mais de dez anos ocorre a exploração ilegal de ouro na região. Veja fotos abaixo.

“Aqui é um garimpo, ali é um garimpo. Todo mundo sabe. Já foi denunciado em todos os órgãos públicos aqui dentro de Cuiabá. E a pessoa que está tomando isso aí ameaça os vizinhos tudo”, disse Ademar Pereira da Rocha, vizinho das áreas exploradas.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Segundo o Secretário de Ordem Pública da Capital, Leovaldo Emanoel Sales da Silva, o responsável pelo garimpo clandestino foi identificado como Cláudio. Ele alegou para a equipe da prefeitura que na verdade está sendo realizada uma construção de um muro de contenção.

“A vizinhança toda tem reclamado de que durante o período noturno, principalmente de madrugada e nos finais de semana, caminhões saem daqui cheios de terra. Dá a impressão que existe uma exploração garimpeira aqui. Ele está removendo a terra para levar para um determinado local para fazer a extração”, afirmou o secretário.

Claudio não apresentou nenhum alvará ou documento que comprove que é dono das quatro casas onde vinham ocorrendo as escavações ou que uma suposta construção de muro de contenção esteja sendo acompanhada por um profissional. Além disso, entre 2010 e 2022, foram registrados 33 boletins de ocorrência contra ele. A maioria por ameaças contra moradores e agentes municipais.

“De 2010 até hoje, ele soma 33 boletins de ocorrência. A maioria por desobediência, desacato, ameaça, furto, apropriação indébita, constrangimento ilegal. (...) Eu acho que a maioria desses boletins aqui ou são de moradores ou são de agentes públicos”, disse o secretário.

Segundo informações da prefeitura, moradores de rua eram contratados para realizar as escavações. O responsável pelas “obras” se aproveitava da condição de vulnerabilidade dessas pessoas para colocá-las para trabalhar sem nenhum equipamento de proteção individual, sem o acompanhamento de profissionais e sem nenhum direito trabalhista.

Segundo o secretário, o responsável terá dez dias contados a partir de hoje para entregar a documentação que comprove a sua versão dos fatos. Até lá, as quatro casas ficarão embargadas. Caso se constate que as movimentações continuam, tanto o responsável quanto os “funcionários” poderão ser presos.

A Polícia Judiciária Civil, a Polícia Federal e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) serão acionados para dar início às investigações.

LEIA MAIS - Tribunal de Justiça de Mato Grosso 'cria feriado' e reduz horário de trabalho em dias de jogos do Brasil

Álbum de fotos

Repórter MT

Repórter MT

Repórter MT

Repórter MT

Repórter MT

Comente esta notícia

[email protected] 16/10/2022

Essa secretária é o maior cabidão de emprego desse coronelão reformado....10 anos ele não fez nada..aqui no CPA tem até kabaré com menor de idade, agente chama a fiscalização não aparece ninguém, mas se tu for na água fria o coronelão tá lá se refestelando...num vale um piqui roído..

positivo
0
negativo
0

Mario que te comeu atrás do armário 15/10/2022

Cidade feia... Suja...fede esgoto... Culpa do cuiabano... Povo frivolo que não limpa a própria calçada...

positivo
0
negativo
0

Cristiano 15/10/2022

Txapordeusoquequeesseagoravôte! Eagoraoquequeesseagoravôte!

positivo
0
negativo
0

Elen 15/10/2022

Soube que um dos motivos pelo qual o vlt não saiu foi pq em meio a construção pelo lado aí do centro e porto, foi encontrando ouro...com isso abafaram o caso...para não haver exploração...

positivo
0
negativo
0

Silvana 15/10/2022

Mas gente.... Tem que investigar.....esses empresários fazem as coisas com toda liberdade.

positivo
0
negativo
0

Edvaldo Nogueira dos Santos 15/10/2022

Esse cidadão está praticado uma infração criminal há mais de 10 anos no centro de Cuiabá!!!? E as autoridades competentes não estavam vendo isso??!!!!

positivo
0
negativo
0

Edilson Márcio 15/10/2022

Aq em pocone tá se acabando com esses garimpo inlegal também as água todos contaminando

positivo
0
negativo
0

Phaula 15/10/2022

O centro Historico deveria ser desocupados por todos,apenas ser um lugar turisco e de preservaçao.Quem mora nesses lugares a Prefeitura tem que dar casas em outros lugares para essas familia mudar....Temos que preservar esse espaço tao valioso que ainda temos....

positivo
0
negativo
0

Luiz Antonio do Couto 14/10/2022

A casa que existia nesse terreno, ao lado do bêco alto, era da minha familia, onde vivi, efetivamente, até meus 12 anos e até os 18 anos em períodos alternados entre Cuiabá e Rio de Janeiro, onde resido atualmente. Nós éramos ricos e não sabíamos ........ vivíamos sobre ouro kkkkk Muito interessante essa descoberta. Parabéns pela reportagem.

positivo
0
negativo
0

José Bernardes 14/10/2022

Isso acontece porque falta fiscalização na área central de Cuiabá.. o poder público as vezes fiscaliza uns e deixa outros.. 33 b.o.s é nada de resultado..ai fica difícil né??

positivo
0
negativo
0

10 comentários

1 de 1