DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTERMT
O diretor da Empresa Cuiabana de Saúde, responsável pela gestão do Hospital São Benedito, que teve princípio de incêndio na noite de domingo (15), afirmou à imprensa, nesta segunda-feira (16), que a unidade está sem o alvará de funcionamento expedido pelo Corpo de Bombeiros porque houveram ajustes no hospital e o documento está sendo renovado.
O hospital está fechado e deve receber os pacientes de volta assim que houver liberação da Secretaria Municipal de Saúde e Corpo de Bombeiros. Ao todo, 76 pacientes foram transferidos para o Hospital Referência de Covid-19, o Hospital Municipal de Cuiabá e UPAs.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
À imprensa, o diretor responsável pela gestão do São Benedito reforçou que o problema foi pontual em apenas um aparelho de ar-condicionado que gerou o princípio de incêndio e estava instalado em um quarto de enfermaria com três leitos. Apenas esse cômodo foi atingido, mas a grande quantidade de fumaça se espalhou rapidamente e por isso foi necessário retirar todos os pacientes do local.
Leia mais: Hospital pega fogo em Cuiabá e pacientes estão na calçada; Veja fotos e vídeo
“A Politec esteve aqui, recolheu o ar-condicionado e disse, em análise preliminar, que o problema foi no aparelho e não na instalação técnica. Foi uma fatalidade”, destacou o diretor.
O diretor ainda respondeu sobre a falta de rampas de acesso do terceiro ao quinto andar. Segundo ele, o prédio é antigo e não permite a construção dessa estrutura. Nesses andares há três elevadores e escada ampla, por onde foram retirados pacientes.
Oito viaturas do Corpo de Bombeiros foram acionadas para o combate ao princípio de incêndio e socorro dos pacientes, que foram retirados com a ajuda dos servidores do hospital.