facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 05 de Fevereiro de 2025
05 de Fevereiro de 2025

29 de Dezembro de 2015, 18h:33 - A | A

GERAL / PORTÃO DO INFERNO

Paredão de penhasco desmorona e coloca motoristas em risco na estrada de Chapada

Um condutor que passava pelo local nesta segunda-feira (28) flagrou o momento em que os blocos de rocha vieram abaixo.

CELLY SILVA
DA REDAÇÃO



Em pleno final de ano, quando as estradas ficam mais movimentadas e ocorrem mais acidentes envolvendo condutores, mais um problema chega para, no mínimo, preocupar quem pretendia viajar para Chapada dos Guimarães para aproveitar a virada de ano. O analista de informática José Mário Pereira de Arruda, 34, flagrou no início da noite desta segunda-feira (28) quando blocos de rocha despencaram do paredão que fica no trecho do Portão do Inferno, na MT-251 (Rodovia Emanuel Pinheiro). 

José Mário Arruda

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

desmoronamento.jpg

 Blocos de terra deslizaram na tarde desta segunda-feira (28). 

 

Sinfra é responsável pela manutenção dos 20 metros de cada lado da estrada. Mesmo assim, qualquer intervenção de engenharia no local precisa desse consenso junto ao ICMBio, o que demandaria um projeto de maior duração.

O local é conhecido pelo alto risco de acidentes, por ser uma pista mais estreita que o restante da estrada, além do perigo oferecido pelo penhasco de 150 metros de profundidade. Muitas pessoas se arriscam na margem da pista para observar a bela paisagem que o mirante oferece. José Mário contou ao que mora em Campo Verde, mas vem para Cuiabá todo final de semana para visitar a família. Nessas férias, ele veio mais cedo e acabou sendo surpreendido pelo desmoronamento que atingiu o carro que passou na frente. Por sorte, ninguém ficou ferido. 

Em contato com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), o obteve a resposta de que uma equipe será enviada ao local para retirar os resquícios de pedras. Mas que uma ação mais planejada depende do acompanhamento do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) por estar dentro do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, que é de responsabilidade federal. Além de toda a extensão asfáltica da rodovia estadual, a Sinfra é responsável pela manutenção dos 20 metros de cada lado da estrada. Mesmo assim, qualquer intervenção de engenharia no local precisa desse consenso junto ao ICMBio, o que demandaria um projeto de maior duração. 

NOTA SINFRA

Em relação às pedras desmoronadas na MT-251, no trecho do 'Portão do Inferno', a pasta de Infraestrutura e Logística informa que uma equipe será enviada no local para a retirada das mesmas e garantir a segurança dos usuários da pista.


Vale ressaltar que o desmoronamento é uma reação natural dos paredões, que são formados por arenito. Este tipo de rocha sofre esta reação geológica com o passar do tempo, sendo comum o evento.
 
Deste modo, a secretaria reforçou a sinalização no local, principalmente nesta época do ano, em que a estrada é mais bem frequentada. Além disso, a pasta alerta aos usuários que diminuam a velocidade no trecho e dirijam com muita atenção.
 
Quanto ao projeto para evitar desmoronamentos maiores, a secretaria está em fase de estudos para analisar quais procedimentos devem ser feitos futuramente.

Comente esta notícia