THAIS BEMFICA
DO REPÓRTER MT
A pista da MT-251, o trecho do Portão do Inferno, corre o risco de desabar devido a erosões embaixo do pontilhão junto ao paredão. Um vídeo feito na sexta-feira (12), mostra a erosão que já causa rachaduras na pista, o que indica que a estrutura está em colapso.
Nas imagens, feitas pelo jornalista Toninho de Souza, é possível observar embaixo do pontilhão os pontos de erosão, chamados de 'erosão laminar', que desgastam o solo formando espaços ocos.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Segundo o geólogo Darlan dos Santos, da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), essa erosão acontece porque quando ocorrem chuvas, a água 'lava' o solo e acaba retirando a cobertura superficial do solo.
"Quando a gente fez o levantamento aqui, constatamos que embaixo da estrutura estava havendo essa retirada de material. Então tem que ter um acompanhamento para saber o tanto que está saindo, se está afetando muito, porque a estrutura foi afetada", explicou.
Ainda segundo ele, essas fissuras no asfalto só evidenciam que o local já está em colapso, e pode desabar a qualquer momento.
"Isso a gente chama de estrutura de colapso, então já está colapsado. Futuramente essa parte pode afundar. Então o problema não é só em cima", expôs.
No vídeo, o conselheiro Sérgio Ricardo destaca que toda a ponte pode ser engolida pelo portão do Inferno.
"Existe uma erosão muito grande debaixo dessa ponte, não seria viajar se eu dissesse que a qualquer momento tudo isso aqui pode ser engolido por ese burado. Quando você olha, tudo rachado, eu imagino que a mesma pedra que derrete lá em cima, é a mesma pedra que está aqui 50 metros abaixo. Então nós temos aqui problemas gravíssimos em cima desse pontilhão", concluiu.
Assista:
Daltey 16/01/2024
O alerta da população foi feito há muito tempo, sem providências. Agora aparecem os videntes?
Luci 14/01/2024
Boa observação, o perigo maior está embaixo com a erosão, cabelos engenheiros verificar.
Valdiney Braz 13/01/2024
Larga a mão de conversa fiada essa rachadura no asfalto já foi fiumado a mais de 10 anos serjo Ricardo não entendi nen de peixe olha a merda de serviço que tá sendo feito aí só pra comer dinheiro da população...bando de ze ruela tem que pinar a montanha seus tapados
Paulo Sa 13/01/2024
Na época de Dante lançaram um estudo para fazer a estrada onde é feito a cavalhada! Passaria a ter 44 km! Mas como era um bom projeto não foi pra frente, pq tudo que presta, trás economia e desenvolvimento sem que haja grande vantagem pessoal não vai pra frente!
4 comentários