CELLY SILVA
DA REDAÇÃO
É prevista para esta terça-feira (15), a chegada de 150 mil cédulas de papel-moeda, que devem possibilitar o retorno da confecção de carteiras de identidade (registro geral – RG), suspensa desde o dia 13 de novembro, em todo o estado de Mato Grosso.
Ao a assessoria de imprensa da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) informou que o diretor metropolitano Ailton Machado, irá definir nesta quarta-feira (16), quando será normalizado o serviço à população, que tem enviado muitas reclamações à Central de Atendimento do órgão.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Até o final do mês passado, faltava estoque de papel nos postos de identificação do Espaço Cidadania, na Assembleia Legislativa, do Ganha Tampo, em Barra do Garças, Rondonópolis, Alto Araguaia, Colíder, Tangará da Serra, Pontes e Lacerda, Água Boa, Guarantã do Norte, Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde e Sorriso. Atualmente, todo o estado está sem o material necessário para a confecção do documento, básico e obrigatório a qualquer cidadão.
No dia 4 de dezembro, a empresa responsável pela fabricação do papel-moeda entregou 150 mil cédulas para a Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica da Politec. No entanto, o material foi devolvido e a empresa notificada, cinco dias depois, porque não havia conformidade do material com os requisitos de segurança exigidos no exame de documentoscopia. O pagamento não foi realizado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Uma vez entregues novamente, o estoque de papel-moeda passará por novos exames para verificar a regularidade do material, será cadastrado no sistema e distribuído via malote para todos os 128 postos de identificação de Mato Grosso. Enquanto essa logística não ocorre, quem está sem o RG deve registrar um boletim de ocorrência e aguardar a normalização do serviço de emissão.