facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 22 de Fevereiro de 2025
22 de Fevereiro de 2025

20 de Fevereiro de 2025, 07h:00 - A | A

GERAL / CARGA DE IMPOSTOS

Sindipetróleo culpa Governo Federal pela alta no preço dos combustíveis

Presidente do sindicato rebateu apontamentos feitos por Lula, que tenta culpar os postos de combustíveis pelo aumento do valor nas bombas.

DO REPÓRTERMT



O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Mato Grosso (Sindipretóleo), Claudyson Alves, culpou o Governo Federal pela alta frequente no preço dos combustíveis aplicados no Brasil. Em nota publicada na terça-feira (18), Claudyson rebateu apontamentos feitos pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tenta culpar os postos de combustíveis pelo aumento do valor nas bombas.

Segundo o sindicato, na segunda (17), durante um evento no Terminal da Baía de Ilha Grande (Tebig), no Rio de Janeiro, Lula teria sugerido que a Petrobras deveria vender combustíveis diretamente aos grandes consumidores, como forma de reduzir os preços ao consumidor final. Para o presidente, os intermediários no mercado de combustíveis é que estariam elevando os custos para a população.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Diante do pronunciamento, o Sindipetróleo classificou a visão de Lula como injusta e apontou que a fala presidencial discrimina a importância das distribuidoras e postos e “gera acusações de desconsideração de toda a complexidade da cadeia de combustíveis".

Conforme explica o presidente do sindicato, ao afirmar que “o povo é assaltado pelo intermediário” e sugerir que a Petrobras venda combustíveis diretamente aos grandes consumidores para reduzir preços, Lula “desconsidera a complexidade do papel e importância da cadeia de abastecimento e ignora os reais componentes que influenciam nos preços".

Para Claudyson, as declarações do petista não só distorcem a realidade, mas também desviam a atenção do verdadeiro problema que é o excesso de tributo sobre os combustíveis.

“Os postos de combustíveis operam com margens apertadíssimas que precisam cobrir diversos custos operacionais, incluindo encargos trabalhistas, despesas com energia, taxas de cartão de crédito, manutenção, segurança e serviços adicionais oferecidos aos clientes. Atribuir aos revendedores a culpa pelos altos preços é uma simplificação injusta e desinformada”, afirma o presidente.

Por fim, o Sindipretóleo espera que as autoridades reconheçam que o verdadeiro entrave para a redução dos preços dos combustíveis reside na elevada carga tributária imposta sobre esses produtos.

“Reiteramos nosso compromisso com a transparência e com o consumidor brasileiro. Soluções efetivas devem focar na revisão da política tributária, e não em acusações infundadas que apenas prejudicam a imagem dos revendedores e confundem a opinião pública”, finaliza a nota.

Comente esta notícia

Diego Marinho Pires Cintra 20/02/2025

Considerações minha ao REPORTER MT EM TEMPO REAL. PARABENS Á TODA EQUIPE, MUITO RESPONSÁVEIS E DEDICADOS. DEUS ABENCOE VOCES! PRECISAMOS HOJE DE PESSOAS QUE NAO TENHAM MEDO DE ENFRENTAR\" OS MALIGNOS DESTE PAÍS\".

positivo
0
negativo
0

1 comentários