facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Abril de 2025
19 de Abril de 2025

21 de Fevereiro de 2025, 10h:18 - A | A

PODERES / DANDO PT NO PAÍS

Lula suspende o Plano Safra; produtores alertam para risco de fome aumentar

Plano Safra é um programa de financiamento da produção agrícola pelo Governo Federal para a aquisição de máquinas e insumos necessários para a produção no principal setor da economia nacional.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT



O Governo Federal suspendeu os financiamentos do Plano Safra a partir desta sexta-feira (21). A medida teve reação imediata dos produtores que alertam que a suspensão põe em risco a produção de grãos no país já que ainda estão no período de colheita da primeira safra.

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) cobrou, por meio de nota, uma “solução imediata” apontando as consequências sobre a segurança alimentar e para a economia como um todo.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Plano Safra é um programa de financiamento da produção agrícola pelo Governo Federal para a aquisição de máquinas e insumos necessários para a produção no principal setor da economia nacional.

O anúncio da suspensão foi feito nessa quinta-feira (20). A justificativa foi a falta de recursos no orçamento para custear a equalização da taxa de juros. A única linha de crédito que não deverá ser afetada é o que atende aos produtores da Agricultura Familiar.

“A falta de crédito pode refletir diretamente no abastecimento interno, influenciando o preço dos alimentos e pressionando a inflação. Soja e milho são insumos essenciais para a cadeia produtiva de proteínas, e qualquer dificuldade na produção desses grãos afeta diretamente o preço da carne, do leite e dos ovos, prejudicando toda a população, especialmente as famílias de menor renda”, diz a entidade.

“É necessário que o governo federal apresente uma solução imediata para evitar prejuízos irreversíveis ao setor produtivo e à economia nacional”, prossegue o posicionamento.

O setor ainda cobra coerência na postura do Governo Federal, que fala em diminuir o preço dos alimentos, mas, conforme a Aprosoja, “tem adotado políticas que aumentam a inflação, criando um cenário contraditório que não fecha a conta”.

O posicionamento conclui destacando a importância do agro para a economia brasileira e afirmando que os produtores não podem ser penalizados por quem desconsidera a importância do setor, em mais uma crítica à postura do Governo Federal.

“A retomada dos financiamentos do Plano Safra é urgente para garantir que o Brasil continue sendo um dos maiores produtores de alimentos do mundo e para assegurar que a população tenha acesso a produtos de qualidade a preços justo”, conclui a nota.

Comente esta notícia

mosaniel martins caldeira 24/02/2025

É fácil de resolver o problema, pois o próprio AGRO QUE CRIOU ESSA SITUAÇÃO, O agro possui a maior bancada no congresso Nacional porque não votam o orçamento? Quem vota o orçamento é o congresso.

positivo
2
negativo
0

Carlos paes 23/02/2025

Governo fraco, nao reconhece que precisa apoiar a nossa maio força, O agro.

positivo
1
negativo
4

Jose Bispo Silva Júnior 23/02/2025

E inacreditável ver comentários de pessoas esquerdopata passando pano para um desgoverno desastroso inconveniente, sem capacidade de adimistra um país igual Brasil.O Agro brasileiros e simplesmente o motor da nossa economia responsável por 30 % da nossa geração de riquezas ,mais pro PT e Lula isso não o que importa e jogar contra a nossa vocação de produção, com narrativas ultrapassada fracadas e lamentável não sei o que dizer.

positivo
8
negativo
4

Alberto Cardoso da Silva 23/02/2025

Tá passando da hora do agro usar seu próprio capital e caminhar com suas próprias pernas, sem depender do dinheiro do contribuinte. Claramente esse agro assume o lado de extrema direita e financia a queda do governo de esquerda, virou uma organização criminosa que quer ferrar o país, tudo para derrubar o governo. A prioridade é a agricultura familiar, e se ameaçar escassez de alimentos, que o governo importe de países vizinhos, mas o povo não pode ficar refém de uma facção nazifascista.

positivo
12
negativo
11

DACIO MORAES 23/02/2025

Manter o financiamento para agricultura familiar está certíssimo, grande agricultores estão preocupados em enriquecer cada vez mais com alta do dólar e não estão ligando nem um pouco para os pobres deste Brasil que não tem recursos nem para ter uma refeição digna diária . Os grandes agricultores só estão preocupados com a exportação de seus produtos e os pobres do Brasil que se explodam. Temos agora um governo que olha por eles , não um governo fascista que fala pro pobre comprar ossos no açougue.

positivo
8
negativo
2

[email protected] 23/02/2025

Ele quer tirar a atenção do governo. Com muita narrativa ele se esquece estamos no século 21. Envesti no agro e um excelente negócio o País cresce aqui é no exterior.

positivo
2
negativo
5

Eron Siega 23/02/2025

Sem viés político, vcs não estão percebendo o perigo que é deixar de financiar a agricultura, hoje o Agro e responsável por um percentual considerável no PIB, imaginem vcs se o agro deixar passar uma safra eu digo apenas uma safra vcs tem noção do prejuízo, está mais que na hora do povo acordar eu não quero viver em um país similar uma Venezuela.....

positivo
5
negativo
8

José Soares 23/02/2025

Isso é o que dá votar em gente como o chupetinha para deputado.. Plano safra depende da aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, quanto mais o congresso demora em aprovar mais tarde será liberação novamente do plano. Povo não estuda e ficam falando merda na internet.

positivo
21
negativo
2

Elias da Silva 23/02/2025

O presidente Lula tá certíssimo este agro que não é popi é um Agro que mata, e enriquece os grandes produtores no, Brasil, e não ajuda o pobre em nada.

positivo
11
negativo
5

Sávio Sibreira 22/02/2025

Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

positivo
0
negativo
0

Isaac Bonifácio dos santos 22/02/2025

A política é a arte de construir pontes e não inimizades, como brasileiro quero ver essa página de ódio ser virada e esquecida, só o amor constrói , todo esse ódio de ambos os lados só nos trará prejuízo, o futuro próspero passa por todos e de mãos dadas pensem nisso , vamos espalhar o amor que é divino e nos aproxima de Deus

positivo
6
negativo
1

Moacir Luiz 22/02/2025

O Bozo fez um libera geral para o pessoal do agro acabar com a floresta, cerrado, Pantanal e etc. Encheu o c* dos caras de dinheiro. Eles destruíram tudo, plantavam e exportavam tudo, ganhando rios de dinheiro e os preços aqui no Brasil explodiram por falta destes produtos. Política nefasta, bem a cara da extrema direita onde, a prioridade é sempre o mais abastado. O pobre que se exploda como diria o personagem do Chico Anísio

positivo
8
negativo
1

Fabiano 22/02/2025

Ué, querem financiamento para plantar soja e depois exportar? Cada agricultor que financie a sua plantação por livre e espontânea vontade....o que não falta é banco para isso, hipócritas!

positivo
11
negativo
0

Robson Guilherme 22/02/2025

Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

positivo
0
negativo
0

Bruno 22/02/2025

Estamos fudidos com esses vagabundos políticos ladrões

positivo
1
negativo
0

Rui Eduardo Saud Reis 22/02/2025

Agro sempre foi de milionários que lucram absurdos com financiamentos subsidiados com o suor do povo brasileiro. Este ladrão que agora governa tá sem dinheiro, tá arrebentando com a economia do país ajeitando a vida dos seus \" companheiros\" e está atitude nada tem a ver com honestidade, só quer ter mais verba pra roubar mais.

positivo
1
negativo
4

José Martins 22/02/2025

Tem um idiota desinformado \"CRETINO VAGABUNDO\" que escreveu a infeliz frase \" nunca vi um petista plantar um pé alface\", ou vc é cego ou é mau caráter mesmo e aí toma vergonha na sua cara sempre plantei milho e feijão e nunca peguei um centavo de governo nenhum, planto com meus próprios recursos.

positivo
8
negativo
0

Elias Gabriel De miranda 22/02/2025

Sr Paulo, leigo e desinformado é o sr, pois o orçamento ainda não foi votado porque esse desgoverno não apresentou como será feito o equibrio fiscal, para aprovar o orçamento do ano vigente não é levado em conta só um ramo da cadeia produtiva, até o momento não houve nem uma movimentação por parte do governo para demonstrar como cumprirá a meta fical. É só uma dica pra o senhor se informar melhor antes de opnar sobre política e chamar os outros de leigos.

positivo
12
negativo
16

Paulo Almeida 22/02/2025

É preciso colocar as coisas em seus devidos lugares. A suspensão foi necessária em razão do atraso na aprovação do orçamento de 2025 no Congresso. Congresso esse que tem apenas 9% de aprovação da população. O presidente da Aprosoja, evidentemente ou não foi informado ou está sendo desonesto, assim como a reportagem que não indica o real problema, deixando o leitor leigo e muitos inclinados à critica pura e simples, alinhados na crença de que a culpa é do governo. É saudável buscar informações completas para não cair navegar por águas duvidosas.

positivo
43
negativo
14

Jose Santana 21/02/2025

Nunca vi um petista plantar um pé de alface ,

positivo
22
negativo
16

Fernando Guimarães 21/02/2025

Que cada produtor financie a sua própria produção Pedro Gonçalves de Sena? Assim como o Jatinho do Luciano Hulk financiado pelo BNDES ou o Porto de Mariel em Cuba???? Será que o senhor e sua família estão dispostos a pagar, sem reclamações, os preços muito mais elevados dos alimentos produzidos com financiamentos mais onerosos? Se tiver menos produção e preços muito mais altos devido as Leis de Mercado, o senhor não se importa com aqueles que ficarão desnutridos?? Precisamos pensar antes de nós pronunciar sobre algo!

positivo
9
negativo
6

Nunes 21/02/2025

Após críticas, Haddad anuncia crédito extraordinário de R$ 4 bilhões para Plano Safra Ministro da Fazenda diz que, após pedido de Lula, governo vai publicar medida provisória prevendo o montante, mas dentro do limite de gastos do arcabouço fiscal

positivo
8
negativo
3

PEDRO GONCALVES DE SENA 21/02/2025

que cada produtor (assim como nos demais setores ) financie a sua própria produção.

positivo
22
negativo
14

Uol 21/02/2025

Vão analisar a situação primeiro. O inelegível quase preso fez o mesmo em 2022.

positivo
16
negativo
13

Jorge Melles 21/02/2025

Pior pode ficar ainda ...alta em tudo ...e o \"boiando\" continua na privada!!! Afinal ...não afunda? As descargas estão sendo acionadas...vão todos diretos pro inferno!!! Fossa pra eles!!!

positivo
14
negativo
6

ALFREDO CARVALHO 21/02/2025

O molusco é um idiota incompetente assim como seu bando de canalhas hipócritas.

positivo
32
negativo
22

26 comentários