facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Novembro de 2024
15 de Novembro de 2024

19 de Janeiro de 2023, 10h:03 - A | A

GERAL / ATAQUE AOS PODERES

STF mantém prisão de ex-presidente do Sindspen por vandalismo em Brasília

O ataque aconteceu no domingo (08), durante uma manifestação contra a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTER MT



O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a prisão da ex-presidente do Sindicato de Policiais Penais de Mato Grosso (Sindspen), Jacira Maria da Costa, por participação na invasão e depredação na sede dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro deste ano. A decisão é do ministro Alexandre de Moraes, após audiência de custódia da servidora.

Além de Jacira, outra servidora do sistema penitenciário de Mato Grosso, Lindalva Campos, também foi presa durante o ato e teve a prisão em flagrante convertida em preventiva.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Os atos classificados como antidemocráticos e de terrorismo, aconteceram durante uma manifestação contra a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Milhares de pessoas invadiram o Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal, onde promoveram um verdadeiro “quebra-quebra”. Logo após o ato, mais de 2 mil pessoas foram presas pela Polícia Federal.

As duas passaram pelas audiências de custódia entre terça-feira (17) e quarta-feira (18). Em sua decisão, Moraes afirmou que as condutas foram ilícitas e gravíssimas, com intuito de, por meio de violência e grave ameaça, coagir e impedir o exercício dos poderes constitucionais constituídos.

De Mato Grosso, continuam presos: Abigail Nunes da Costa; Adilson Damazio de Oliveira; Alessandra Cristiane dos Santos Nascimento; Alexandre Lopes Rodrigues; Ezequiel Nogueira Gomes; Jairo de Oliveira Costa; Jean de Brito da Silva; João Batista Benevides da Rocha; Jocymorgan Mendes Boa Sorte; José Ailton Serafim; Vilma Teixeira de Oliveira; Walmir Blasius; Wanderley Garlak; e Yan Souza Sobrinho.

Devem responder a PAD

O secretário de Segurança do Estado, coronel da Polícia Militar, César Roveri, afirmou que um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) será instaurado para investigar a participação de todos os servidores públicos do estado nos atos de vandalismo em Brasília.

O Sindspen também emitiu uma nota afirmando que acompanha o caso, juntamente à Federação Nacional dos Servidores Penitenciários (Fenaspen).

Leia mais

Duas policias penais e servidora de MT estão entre presos em Brasília

Roveri vai abrir PAD contra policial penal que participou de "quebra-quebra" em Brasília

Comente esta notícia