facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 28 de Agosto de 2024
28 de Agosto de 2024

26 de Março de 2022, 20h:00 - A | A

GERAL / DADOS DO TRATA BRASIL

Várzea Grande está há 8 anos entre os 20 municípios com pior saneamento do país

Entre os quesitos que deixaram o DAE está com nota baixa está investimento em relação à arrecadação (0%).

DAFFINY DELGADO
DA REDAÇÃO



O Instituto Trata Brasil divulgou esta semana, um ranking onde Várzea Grande aparece, nos últimos oito anos, entre os 20 municípios com o pior serviço de saneamento básico do Brasil. Na cidade, o Departamento de Água e Esgoto (DAE) que é responsável pelo serviço.

De acordo com o relatório, as análises foram realizadas com base nos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do ano de 2020, publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Entre os dados que voltaram colocar Várzea Grande na "lista negra" estão os indicadores de investimentos em relação à arrecadação e ficaram em 0%.

Outro ponto negativo foi as perdas na distribuição do produto que marcou 50,80%. Em relação ao tratamento do esgoto, foi contabilizado 35,85% e tem também o percentual da população com esgoto em casa 29,88%.

Por meio de nota, a Prefeitura de Várzea Grande informou que estão analisando o relatório divulgado pelo Instituto Trata Brasil e enfatizou que em 2021 foram investido mais de R$ 100 milhões em obras de abastecimento de água.

"Uma nova ETA Cristo Rei que produz 320 litros por segundo ou 27 milhões de litros por dia e em esgotamento sanitário em quatro frentes de trabalho que elevarão para 70% do esgoto captado e tratado até 2024. Somente os investimentos realizados até o momento e que seguirão até o final de 2024 mudarão o perfil destas duas importantes políticas públicas de Várzea Grande", diz trecho de nota.

 

Comente esta notícia