ALAN PORTO
Neste 15 de outubro é o Dia do Professor. É momento de celebração e de reforçar o respeito, o carinho e a admiração por esses profissionais tão especiais e essenciais na vida de todas as pessoas.
Sabemos que a figura do professor vai muito além de ser um simples educador. Ele é um agente transformador da sociedade.
Neste contexto, este dia é mais uma oportunidade pela qual a Secretaria de Estado de educação de Mato Grosso (Seduc-MT) reconhece esses profissionais que moldam o futuro ao educar crianças e jovens, além de se dedicarem à educação de adultos que por algum motivo interromperam seus estudos.
Professores não são apenas aqueles que ministram conteúdos, mas são mediadores que ajudam a formar valores essenciais. É por isso que a Seduc investe muito na valorização profissional, para reforçar o seu papel na formação de cidadãos críticos, preparados para enfrentar os desafios de um mundo em constante transformação, especialmente nas questões tecnológicas que nos cercam no dia a dia.
Esse reconhecimento é nítido por parte da Seduc e da Sociedade, pois, eles desempenham um papel fundamental na formação emocional de crianças e jovens, oferecendo suporte e orientação em momentos cruciais de desenvolvimento. Eles são mais do que transmissores de conhecimento. São figuras que ajudam os alunos a entender e gerenciar suas emoções.
A colaboração entre os professores e as famílias é igualmente significativa. O apoio dos pais reforça o aprendizado, tanto na escola quanto em casa.
A participação ativa no Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Escolar (CDCE) e o Programa da Família são exemplos de como pode haver interligação entre o ambiente escolar e o familiar para o desenvolvimento educacional dos alunos.
Como secretário de Estado de Educação, tenho a oportunidade de vivenciar de perto a rotina escolar e a importância deste trabalho.
Essa vivência me mostrou que o sucesso educacional depende do esforço conjunto, envolvendo não apenas infraestrutura, mas também a formação contínua dos professores, o que reflete diretamente na qualidade do ensino oferecido.
O Plano EducAção 10 Anos é um exemplo prático de como a colaboração entre todos os envolvidos na educação pode trazer resultados positivos.
A alfabetização e o estímulo ao protagonismo estudantil destacam-se como momentos críticos na trajetória de cada aluno, onde é fundamental o suporte dos educadores, pois eles inspiram os estudantes a se engajar ativamente no próprio aprendizado.
Temos mostrando que as boas práticas de ensino e a orientação dedicada de um professor pode moldar o futuro dos alunos. Projetos interativos, atividades colaborativas e o uso de tecnologia no ensino são algumas das formas eficazes de engajar os estudantes da nossa Rede Estadual de Ensino.
Por conta disso, os avanços na educação de Mato Grosso têm sido notáveis, colocando a rede entre as dez melhores do Brasil, ocupando a 8ª posição. Essa conquista não é apenas um número, é o resultado de um compromisso coletivo que investe em tecnologia, formação e melhorias contínuas.
Portanto, celebrar o Dia dos Professores é também reafirmar nosso compromisso com a valorização desses profissionais e a evolução da educação, reconhecendo que promover um futuro promissor para a sociedade depende de cada um deles.
Alan Porto é secretário de Estado de Educação de Mato Grosso