facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Janeiro de 2025
13 de Janeiro de 2025

01 de Janeiro de 2014, 15h:00 - A | A

OPINIÃO / JOSÉ MUVUCA

2014 será um ano mágico!

O sete é naturalmente místico: sete maravilhas do mundo, sete pecados capitais

JOSÉ MARCONDES MUVUCA



2 + 0 + 1 + 4 = 7. O sete é naturalmente místico: sete maravilhas do mundo, sete pecados capitais. Sete cores do arco-íris, sete são os dias da semana e existem sete mares. Sete sacramentos, sete notas musicais... o sete é o número do universo.

A soma dos números 2014 é igual a 7, o que nos leva a crer que será um ano mágico. Eu acredito! Mas para que essa mágica se realize, devemos manter a cabeça erguida, acima das dificuldades. Nós, o povo mato-grossense, conhecemos as dificuldades que estão ao nosso redor, mas devemos superá-las setenta vezes sete, ou até os limites da nossa capacidade.

2 + 0 + 1 + 3 = 6. O seis precede o sete, e mostrou o início dessa mágica que ocorrerá em 2014. Foi o ano que revelou uma geração de jovens com mais vontade de debater e participar dos rumos do país, inconformados com a patifaria política. A luta pela construção deste novo país, portanto, passa pela juventude, não só ela, mas por todos aqueles, independente da idade, que ainda tem a capacidade de indignação. E que esta indignação seja traduzida na soberana vontade popular.

Será um ano de mudanças, de cobranças, de afirmações e diversões. Carnaval, Copa e eleições - este será o nosso calendário. Depois da euforia, virá a realidade. Em 31 de junho encerra-se a Copa e inicia-se o momento de falar sério, acompanhar o calendário eleitoral, tomar decisões, fazer escolhas, eleger nossos representantes.

Minha esperança é que desta vez possamos sair do lugar comum, pensando no bem estar dos fracos e oprimidos e sendo solidários. Quebrar verdades seculares, romper com a forma elitista de se angariar votos, oportunizar o surgimento de novos líderes que realmente empolgue a população com suas ideias, e não pelo seu poder financeiro.

Nesse sentido, antes de fechar o ano de 2013, venho agradecer o carinho de todos que estiveram comigo, de alguma forma, ao menos torcendo para que eu pudesse me superar, tanto nos dilemas pessoais como políticos, convencendo a cúpula nacional do meu partido a me colocar na disputa - e olha que isso não é tarefa fácil, principalmente para mim, que não tenho mais que minhas ideias sem um tostão no bolso, e sem nenhuma vontade de me sentar no banquete dos tubarões da política local, por pura vergonha na cara.

Mas antes de qualquer discurso ou reverberações passadas, eu desejo, sinceramente, que possamos todos juntos fazer de 2014 um ano histórico em nossas vidas. Como também, repleto de saúde, paz, harmonia e prosperidade!

Que as expectativas de mudança se confirmem e nos levem a um futuro melhor!

Feliz 2014 a todos!

JOSÉ MARCONDES MUVUCA é jornalista em Cuiabá

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia