facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 03 de Julho de 2024
03 de Julho de 2024

01 de Julho de 2024, 14h:34 - A | A

OPINIÃO / LICIO ANTONIO MALHEIROS

Primazia, Miss Maturidade Maria do Carmo

LICIO ANTONIO MALHEIROS



O conceito de beleza vem sendo debatido e discutido, desde a Grécia antiga, os pensadores pré-socráticos já disputavam sobre o que seria beleza.

Para Platão, um discípulo de Sócrates, a beleza estaria no “mundo superior”, uma vez que para ele, o mundo visível era apenas uma imitação do mundo das ideias, que seria real.

A visão de beleza mais arraigada aos moldes dos dias atuais, vem do pensador Aristóteles, que está mais voltado ao mundo mais realista.

Ele dizia que a beleza era a simetria, enquanto a feiura era a ausência de beleza.

A chamada em questão, é alusiva à beleza em seu estereótipo, que é um rotulo social criado sobre características de grupos para moldar padrões sociais.

É uma generalização que relaciona atributos gerais a características coletivas como: idade, raça, sexo, sexualidade profissão e por aí vai.

Quebrando paradigmas, aclamada Miss Maturidade Cuiabá 2022 e Miss Maturidade Mato Grosso 2023, Maria do Carmo.

Cuiabana, amiga de longa data, está preste a viajar para Curitiba alçando voos mais altos, para representar o Estado de Mato Grosso, em um dos eventos superconcorridos, que será, o Miss Brasil Grandma Festival Beauty Worldwide 2024.

 

Quem é Maria do Carmo? Sua história de vida se confunde com a saga por ela vivida, ficando órfã de pai com apenas 9 anos teve que parar de estudar, pelas dificuldades da vida.

A vida lhe impôs dura trajetória, pois, mesmo antes de completar maioridade já trabalhava para ajudar nas contas da casa.

Os anos se passaram, Maria do Carmo foi à luta, não apenas para buscar sua independência econômica e financeira e melhorar de vida, principalmente, para ajudar no sustento da família.

Dessa forma, ela foi buscar essas melhorias, através do estudo único caminho viável, pois a partir do estudo conseguiria um trabalho digno; pois naquela época, a grande maioria das mulheres eram chamadas “do lar”.

Foi à luta, sendo aprovada no vestibular de Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), se formando em Contabilidade, porém não se deu por satisfeita, prestou diversos concursos públicos, dos quais passou em 5 deles.

Dentre eles; tomou posse e assumiu o concurso público de Agente de Fiscalização e Arrecadação da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT).

Naquela época, apenas esse concurso não era suficiente para criar os três filhos com dignidade, ela se viu obrigada a ter três trabalhos ao mesmo tempo, o cargo no Estado, em seu escritório de contabilidade e ainda fazia serviços como contadora em outros períodos.

Hoje aposentada, com os filhos já adultos, seis lindos netos e um bisneto, é uma vencedora nata, encontrando no desfile a sua maior realização pessoal, pois através dele, ela vem galgando novos degraus.

A sua participação nesse importantíssimo desfile no Miss Brasil Grandma Festival Beauty Worldwide 2024, por certo será o divisor d’ águas para a sua carreira.

Independentemente, dela trazer ou não a faixa, (ela) já é uma vencedora nata, pois quebrou barreira antes jamais alcançada por uma mulher da melhor idade.

Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo.

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia