facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Janeiro de 2025
15 de Janeiro de 2025

08 de Novembro de 2012, 14h:46 - A | A

OPINIÃO / MOACYR FREITAS

Quando teremos o lago do Parque Mãe Bonifácia?

Nesse lago haveria palco flutuante, pedalinho, ponte...passaram-se os anos e nada de aparecer este lago

MOACYR FREITAS



Há mais de onze anos que fora criado o Parque Mãe Bonifácia pelo governador do Estado Dante Martins de Oliveira.


Ainda guardo o folheto que fora distribuído à população para a inauguração da 1ª etapa de sua implantação. Havia nele um mapa onde se via entre as várias atrações (vias de acesso, serviços, pistas para pedestres, estacionamentos, ciclovias) também um extenso lago.


Nesse lago haveria: palco flutuante, pedalinho, ponte... Passaram os anos e nada de aparecer este lago?! Ninguém mais fala sobre ele, qual a razão?
 

O Parque Mãe Bonifácia é uma realidade, um lugar tão frequentado e elogiado! E nossos governantes não dão conta de que ele está incompleto sem o seu lago? Não perceberam ainda o calor que maltrata nossa Cuiabá?


A Copa do Mundo vem aí e os turistas também procuram parques e outras áreas de lazer da cidade. Está passando da hora de oferecer mais opções à população durante o dia para combater o calor excessivo. Este é o fator mais agravante. Administradores, completem o parque com seu lago projetado. Nossa população merece esse aprazível lugar.


Nossas praças também reclamam por água, água que borrife e amenize o clima sufocante de calor. Seriam bem vindos os espelhos d’água, os chafarizes e tanques, como os que existiram no passado. Não sei por que eles foram extintos das velhas praças e nas novas foram esquecidos. Nossa cidade precisa desses lagos pequenos com borrifos d’água para amenizarem sua temperatura tão elevada.


Sabemos da existência de alguns outros parques na cidade; porém, a presença da água é pouco comentada ou não existe. Outros foram anunciados e projetados. Vamos torcer para que a água seja importante e presente neles. Esperamos usufruir também desses novos lugares, que fariam justiça ao bem estar de nossa população cuiabana que sabe receber bem seus visitantes, apesar do seu histórico calor.


Seria lamentável decorrer o tempo da Copa do Mundo e nossa cidade, de temperatura geralmente elevada, não oferecer aos visitantes um lugar de lazer onde possam avistar a presença do liquido mais desejado, a água.


Sabemos que nosso rio Cuiabá também não mostra mais sua água no bairro do Porto, onde seria o local para apreciá-la, porque a mata cresceu ali não permite mais aquela antiga contemplação do rio.


Ainda há tempo para a SECOPA incluir a conclusão do lago do parque na sua programação, considerando que várias outras realizações foram cortadas, com pouca esperança de realizá-la, como o teleférico de Chapada dos Guimarães.


Porém, o lago do parque é necessário e já vimos suas manilhas de esgotamento sanitário estocadas no local. Também ali cresceu o mato amortizando o interesse das pessoas que hoje frequenta o lugar.


Avante secretário. Vamos completar o lago do Parque Mãe Bonifácia que há 11 anos fora programado. É muito estranho existir um parque sem o seu lago, principalmente numa cidade de altas temperaturas como nossa Cuiabá.

               

Moacyr Freitas é arquiteto membro do Instituto Histórico e Geográfico de MT
fale com o autor: [email protected]

                

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia