facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 07 de Julho de 2024
07 de Julho de 2024

04 de Julho de 2024, 07h:00 - A | A

PAPO RETO / MEIO AMBIENTE

Avança no Senado projeto que cria o Estatuto do Pantanal

DO REPÓRTERMT



A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal aprovou, nessa quarta-feira (03), o projeto de lei que institui o Estatuto do Pantanal. Trata-se de um conjunto de regras visando a conservação e restauração do bioma.

O Projeto de Lei 5.482/2020 ainda estabelece princípios para o uso do ecossistema, com o objetivo de assegurar um desenvolvimento sustentável, respeitando as diversidades locais e regionais.

O projeto também prevê a valorização dos produtos e serviços oriundos da região, além de pagamento por serviços ambientais prestados e programas de compensação por medidas de conservação ambiental.

O texto ainda prevê diretrizes para a proteção e recuperação do Pantanal com a participação das três esferas do governo, em especial no monitoramento e fiscalização ambientais, regularização fundiária, combate às ocupações desordenadas e o incentivo à implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

De autoria do senador mato-grossense Wellington Fagundes (PL), que está de licença, a proposta foi ratificada em duas votações, realizadas na mesma reunião. Se nenhum senador apresentar recurso, o projeto segue para apreciação da Câmara dos Deputados.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia