facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 27 de Abril de 2025
27 de Abril de 2025

26 de Abril de 2025, 17h:57 - A | A

PAPO RETO / PREPAREM O BOLSO

Conta de luz ficará mais cara em maio

DO REPÓRTERMT



A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou, nessa sexta-feira (25), que a conta de luz ficará mais cara em todo o país no mês de maio após o acionamento da bandeira tarifária amarela, que representa um custo adicional de R$ 1,885 nas faturas de energia a cada 100 kWh consumidos. Segundo a Aneel, a mudança para bandeira amarela se faz necessária devido à redução das chuvas, em razão da transição do período chuvoso para o período seco do ano.

A bandeira amarela interrompe um ciclo de cinco meses de bandeira verde, que vinha desde dezembro de 2024 e que não trazia custos adicionais nas contas de energia. Porém, com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia proveniente de hidroelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara.

Em linhas gerais, o sistema de bandeiras tarifárias da Aneel, sinalizadas por cores (verde, amarela, vermelha 1 e vermelha 2), representam as condições de geração de energia, ou seja, se chove pouco e as hidrelétricas geram menos energia, é preciso acionar as usinas termelétricas, que são mais caras. Motivo pelo qual são aplicadas taxas extras nas contas de luz.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia