DO REPÓRTERMT
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi condenado a indenizar em R$ 15 mil o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro por danos morais.
A condenação é por conta do episódio em que Lula e atual primeira-dama, Janja da Silva, vieram a público dizer que Bolsonaro teria levado e sumido com a mobília do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República.
Jair e Michelle optaram por usar a própria mobília e mandaram os móveis do palácio, que são patrimônio público, para um depósito.
Na sentença, o juiz Diego Câmara, da 17ª Vara Federal da Justiça do Distrito Federal, disse que há “comprovação de que os itens em referencia sempre estiveram sob a guarda da União durante todo o período indicado”.
Destacou, ainda, que as falsas acusações de Lula e Janja causaram “dano à imagem e à reputação” de Bolsonaro e da esposa. Cabe recurso da decisão.
A suposta falta de móveis no palácio foi usada como argumento para que, no início do mandato, o governo gastasse R$ 196,7 mil em móveis de luxo para os novos inquilinos do Alvorada.