DO REPÓRTER MT
O partido Novo lançou um abaixo assinado para coletar assinaturas contra a indicação de Flávio Dino, atual ministro da Justiça, para o Suprem o Tribunal Federal (STF). Segundo nota publicada pelo partido, “a aliança” entre políticos e o STF representa a “maior ameaça à democracia brasileira”.
“O Brasil já sofre nas mãos de um STF politizado, que abusa do seu poder e extrapola suas competências. Como podemos ter um país justo quando a Corte mais alta já deixou claro que defende um lado?”, questiona a postagem publicada no perfil do Novo no X (antigo Twitter).
O texto prossegue dizendo que a indicação de Dino para o Supremo agrava a situação. “Dino é, acima de tudo, um político de esquerda. Sua atuação no campo do direito é modesta, e certamente não possui ‘notável saber jurídico’”, prossegue a nota, fazendo referência ao principal critério definido pela Constituição para a escolha de um ministro da Suprema Corte.
“Como ministro do Supremo, Dino vai continuar atuando como político, defendendo os interesses do seu grupo e deixando a Corte ainda mais enviesada”, avança o texto. “Lula já conseguiu colocar o próprio advogado no STF. Não podemos aceitar que o aparelhamento das nossas instituições continue”, conclui a nota do partido, que pede aos seguidores e filiados que assinem o documento.
Disponível no site novo.org.br/dinonao, o abaixo assinado tinha conseguido mais de 182 mil assinaturas até as 10h30 desta terça-feira (28).