facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 24 de Outubro de 2024
24 de Outubro de 2024

24 de Outubro de 2024, 10h:33 - A | A

PAPO RETO / VENDA DE SENTENÇA

STJ afasta cinco desembargadores do TJ

DO REPÓRTERMT



O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e outros quatro integrantes da Corte foram afastados dos cargos nesta quinta-feira (24) no âmbito da Operação Ultima Ratio, que apura um esquema de venda de sentenças. As ordens judiciais foram expedidas pelo ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Os magistrados afastados são: Sergio Fernandes Martins, presidente do TJMS; Vladimir Abreu da Silva; Marco José de Brito Rodrigues; Sideni Soncini Pimentel; e Alexandre Aguiar Bastos.

Os filhos dos desembargadores é que operavam o esquema, usando dos seus escritórios de advocacia para burlar os mecanismos de rastreamento de fluxo de dinheiro.

Além de ordens de busca e apreensão, os alvos estão proibidos de acessar as dependências do Tribunal, não podem manter contato entre si e vão ter que usar tornozeleira eletrônica.

Conforme o jornal Folha de S. Paulo, a operação é continuidade de uma operação de 2021 que obteve novos elementos a partir do acesso ao conteúdo extraído do aparelho celular do advogado Roberto Zampieri, assassinado em Cuiabá em dezembro de 2023.

Segundo as informações reveladas até o momento pela revista Veja, o esquema ainda envolveria magistrados em Mato Grosso e ministros do Superior Tribunal de Justiça, o que fez parte da investigação conduzida pela Polícia Federal ser remetida para o Supremo Tribunal Federal (STF).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia