facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 05 de Fevereiro de 2025
05 de Fevereiro de 2025

19 de Fevereiro de 2019, 16h:20 - A | A

PODERES / CARGO DE CONSELHEIRO

Após virar réu, Maluf perde força e Max se torna o mais cotado para assumir vaga

Escolha para o cargo deve ocorrer durante a sessão vespertina da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (20)

MARCIO CAMILO
DA REDAÇÃO



O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) está praticamente fora da disputa pelo cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Esse seria o entendimento da maioria dos parlamentares, segundo a deputada Janaina Riva (MDB).

Janaina explica que o fato dele ter virado réu na Justiça, sendo investigado por desvio de R$ 56 milhões na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), pesou na escolha dos parlamentares que precisam indicar um nome para cargo.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Nesse momento não é só o meu entendimento, mas é a opinião de muitos deputados, que a indicação do colega Guilherme Maluf, mesmo que ele venha provar sua inocência, traria embaraço jurídico muito grande à nomeação no TCE”, destacou a parlamentar. 

“Nesse momento não é só o meu entendimento, mas é a opinião de muitos deputados, que a indicação do colega Guilherme Maluf, mesmo que ele venha provar sua inocência, traria embaraço jurídico muito grande à nomeação no TCE”, destacou a parlamentar.

Para Janaina, a nomeação do próximo conselheiro precisa ter segurança jurídica. No entendimento dela, os conselheiros substitutos “trazem um instabilidade muito grande para os julgamentos das contas dos gestores públicos, pois muitos são vistos como inimigos pelos membros do TCE”.

Além disso, existe “apelo dos 141 prefeitos do Estado sobre necessidade de se ter conselheiros titulares, políticos que possam tratar os gestores de forma diferenciada, sem enxergá-los como inimigos”.

O prazo para os deputados indicarem um nome para o cargo termina na noite desta terça-feira (19). Depois os indicados – que não precisam necessariamente serem deputados – serão levados para votação no colégio de onde sairá apenas um nome para ser, desta vez, votado em Plenário, o que pode ocorrer na sessão vespertina da Assembleia desta quarta-feira (20).

No momento os nomes que estão na disputa são os dos deputados Max Russi (PSB), Faissal Jorge Calil (PV), Dilmar Dal Bosco (DEM), Thiago Silva (MDB) e Sebastião Rezende (PSC).

Segundo Janaina a tendência é que haja consenso em torno do nome de Max Russi, que é o primeiro secretário da Mesa Diretora. A indicação dele também foi um pedido de boa parte dos prefeitos que pedem que o cargo seja ocupado por um ex-prefeito. 

“Então acho que isso tudo soma positivamente com relação ao nome do Max”, destacou Janaína.

Leia mais  

Resolução do TCE pode tirar Maluf e Resende da disputa pela vaga de conselheiro

Comente esta notícia

ana 19/02/2019

Ele tem ficha limpa e notorio saber??????? Para o mundo que eu quero descer. sera uma VERGONHA se ele for aprovado. Este TCE nem deveria existir é um poço sem fundo de dinheiro jogado fora e as pessoas não deveriam ser indicadas e sim passar por um RIGoROSO concurso

positivo
0
negativo
0

1 comentários