FERNANDA ESCOUTO
DAFFINY DELGADO
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (União), garantiu nesta segunda-feira (06) que a mensagem de autoria do Governo do Estado, propondo o repasse de R$ 50 milhões ao Rio Grande do Sul, será aprovada por unanimidade já na próxima sessão ordinária, na quarta-feira (08).
O valor será oriundo do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), e deverá contribuir para a reestruturação das áreas afetadas pelas fortes chuvas que devastaram o estado sulista.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“Eu tenho certeza que os deputados todos estão aprovando essa decisão do governador e nós aprovaremos, creio que na quarta-feira, no máximo, a gente consegue aprovar essa lei”, disse Botelho à imprensa.
Leia mais - Sobe para 83 o número de mortos no Rio Grande do Sul; 111 estão desaparecidos
“É um momento assim que todos estão consternados com a situação lá e esse passo que o Governo do Estado está fazendo aqui, ele é pequeno para a proporção do que aconteceu lá, mas é um gesto de solidariedade e que pode abrir caminho para as outras entidades, para outros Estados também participarem desse momento de fraternidade, de união em torno de reconstrução do Rio Grande”, completou.
De acordo com o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), o valor enviado não precisará ser necessariamente gasto com infraestrutura.
“É uma orientação. A ajuda que nós estamos dando é para a reconstrução, a partir das prioridades que eles julgarem necessárias. Acreditamos que vão fazer bom uso, cabe a nós confiar, destinar. Inclusive, segundo a informação do Mauro [Mendes], ele falou com o Eduardo Leite [governador do RS] agora de manhã. O Eduardo Leite pediu para que fosse para uma conta da Defesa Civil, porque essa conta vai ser específica para essas ações e vai ser prestado conta, vai ser mostrado a todos os que contribuíram, onde é que foi botado o recurso”, pontuou.
Mais ajuda
Além desse repasse, o Governo do Estado enviou na sexta e no sábado (03 e 04.05), equipes do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) para auxiliar nas operações de busca e resgate na região.
Leia mais - Vídeos mostram militares de MT resgatando vítimas no Rio Grande do Sul
A equipe da Ciopaer atua na região sob a coordenação da aviação do Rio Grande do Sul nas operações de resgate aéreo com auxílio de dois pilotos e três tripulantes da base mato-grossense.